2701
SITE
|
|
EDX - Tecnológico de Monterrey
|
Conheça os mercados e regulamentações de energia na América Latina e especialmente no México, que permitem definir oportunidades para projetar negócios de energia. |
curso online gratuito, como ouvinte. certificado pago. início: 22/03/2021. duração: 7 semanas, 4 a 5 horas semanais. nível intermediário. legendas em espanhol.
|
|
|
|
|
2702
SITE
|
|
lumina - ufrgs
|
Português |
O curso tem como objetivo capacitar atores envolvidos nas compras de produtos da agricultura familiar para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e é dirigido para nutricionistas, agricultores familiares, acadêmicos, gestores, técnicos, e demais interessados. O curso busca contextualizar o tema sob a perspectiva das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional, abordando a sustentabilidade do sistema agroalimentar e enfocando o papel do Estado e suas compras públicas de alimentos. |
curso gratuito com certificado. carga horária: 160 horas. nível básico. |
|
|
|
|
2703
SITE
|
|
iNSTITUTO ALBERT EINSTEIN
|
Português |
O curso on-line e gratuito Metas Internacionais de Segurança do Paciente reforça os conceitos sobre as seis metas que promovem melhorias e propõem soluções para as áreas assistenciais. |
este curso gratuito e aberto tem caráter meramente informativo e visa a difusão do conhecimento. público alvo: profissionais de saúde. não serão oferecidos certificados, apenas declaração de participação àqueles que fizerem a opção antes do início do curso. |
|
|
|
|
2704
SITE
|
|
AVASUS
|
Português |
Conhecer o Método Canguru sua historia e transformações desde 2000. E apresentada a Norma de Atenção Humanizada ao recém-nascido de baixo peso, ou prematuro seja, aspectos técnicos/operacionais, psicoafetivos do Metodo Canguro e as principais patologias psíquicas encontradas no pós-parto imediato e tardio. |
curso ead gratuito 30hs inscrições mediante cadastro simples no sistema saúde aberta à interatividade e à aprendizagem (sabiá). autoinstrucional. com exposição dialogada, vídeos, animações, ilustrações, infográficos, tabelas, gráficos, imagens, caça-palavras, jogos e dinâmicas virtuais. |
|
|
|
|
2705
SITE
|
|
ESAB
|
Português |
Objetivos: Compreender o papel do tutor em relação à utilização de metodologia científica e empregar a metodologia científica nos processos de ensino-aprendizagem na educação à distância Público Alvo: Profissionais da área de Educação, em formação ou em fase de aperfeiçoamento, de todos os níveis de ensino e de todas as disciplinas, alunos universitários, interessados em aperfeiçoar a metodologia e qualidade de seus trabalhos direcionados à Educação à Distância. |
duração (estimada): 1 mes | carga horária: 40 horas | pré-requisito: curso aberto. sugere-se o ensino médio (não obrigatório) e e-mail fixo (obrigatório). grátis para matrículas realizadas até 30/06/2020. pré-requisito: curso aberto. sugere-se o ensino médio para melhor compreensão do conteúdo. |
|
|
|
|
2706
SITE
|
|
ESAB
|
Português |
Objetivos: Conhecer a metodologia de pesquisa enquanto processo de aprendizagem sobre a produção do conhecimento e a comunicação científica dos resultados. Público Alvo: Profissionais da área de Educação, em formação ou em fase de aperfeiçoamento, de todos os níveis de ensino e de todas as disciplinas. Alunos universitários, interessados em aperfeiçoar a metodologia e qualidade de seus trabalhos. |
duração (estimada): 1 mes | carga horária: 40 horas | pré-requisito: curso aberto. sugere-se o ensino médio (não obrigatório) e e-mail fixo (obrigatório). grátis para matrículas realizadas até 30/06/2020. pré-requisito: curso aberto. sugere-se o ensino médio para melhor compreensão do conteúdo. |
|
|
|
|
2707
SITE
|
|
unesp
|
Português |
conteúdo gratuito sem certificação nem tutoria. |
|
|
|
|
2708
SITE
|
|
ESAB
|
Português |
Objetivos: Fornecer aos alunos os instrumentos necessários para a análise de sistemas.
Público Alvo: Gerentes e supervisores de CPD. Analistas de sistemas e profissionais em geral da área da informática. |
duração (estimada): 1 mes | carga horária: 40 horas | pré-requisito: curso aberto. sugere-se o ensino médio (não obrigatório) e e-mail fixo (obrigatório). grátis para matrículas realizadas até 30/06/2020. pré-requisito: curso aberto. sugere-se o ensino médio para melhor compreensão do conteúdo. |
|
|
|
|
2709
SITE
|
|
ibmr
|
Português |
O curso apresenta as principais práticas das metodologias ágeis para o desenvolvimento de software. Serão apresentadas algumas técnicas ágeis (Estórias dos Usuários; Casos de Uso; Test Driven Development (TDD); Integração Contínua; Kanban) e Métodos Ágeis (Scrum, XP, FDD, Crystal, Lean, DSDM, Agile Unified Process (AUP), Framework de Práticas Ágeis). |
curso online gratuito com certificado. carga horária: 24 horas. |
|
|
|
|
2710
SITE
|
|
AVASUS
|
Português |
Definição de ciência e sua finalidade; formas de expressão do conhecimento cientifico; planejamento da pesquisa cientifica; tipos de pesquisa cientifica; e bases para elaboração de um projeto de pesquisa. |
curso gratuito 40hs inscrições mediante cadastro simples no sistema saúde aberta à interatividade e à aprendizagem (sabiá). autoinstrucional. |
|
|
|
|
2711
SITE
|
|
LearnCafe
|
Por meio deste curso, objetiva-se a analisar e compreender, de maneira sucinta e objetiva, a respeito de procedimentos didático-pedagógicos e metodológicos para o ensino e aprendizagem da produção de textos, com ênfase na sequência didática como pressuposto filosófico da prática pedagógica, permeando-se pela relevância da didática, da sequência didática, do planejamento docente, da leitura, com base em aspectos legais e referenciais. |
curso online gratuito. carga horária: 4 horas. plano gratuito: 30 dias de acesso grátis. |
|
|
|
|
2712
SITE
|
|
ESAB
|
Português |
Objetivos: Enfocar a questão do ensino religioso nas escolas e o problema da sua metodologia. |
duração (estimada): 1 mes | carga horária: 40 horas | pré-requisito: curso aberto. sugere-se o ensino médio (não obrigatório) e e-mail fixo (obrigatório). grátis para matrículas realizadas até 30/06/2020. pré-requisito: curso aberto. sugere-se o ensino médio para melhor compreensão do conteúdo. |
|
|
|
|
2713
SITE
|
|
UNESP
|
Português |
Conceitos de método e metodologia. A relação entre epistemologia e metodologia do ensino da arte em suas variações ao longo do tempo. Métodos e Metodologias artístico-educacionais contemporâneos. O professor-pesquisador. O artista/pesquisador/ professor. As relações entre teoria (theorie), prática (práxis) e criação (poiésis). Metodologias para o artista/pesquisador/ professor. |
conteúdo gratuito, sem certificação e tutoria. |
|
|
|
|
2714
SITE
|
|
AVASUS
|
Português |
Aprender sobre a ABP – Aprendizagem Baseada em Problemas e suas aplicações na Educação em Saúde. As aulas observarão os princípios das metodologias ativas de ensino e aprendizagem e relacionarão, sempre que possível, a teoria à prática. Por meio desse desenho pedagógico, espera-se que você seja autônomo na construção do próprio conhecimento.
Toda a metodologia se apoia na mediação intermediada pelas tecnologias de informação e comunicação.
|
curso ead gratuito 30hs inscrições restritas mediante cadastro no sistema saúde aberta à interatividade e à aprendizagem (sabia). autoinstrucional |
|
|
|
|
2715
SITE
|
|
AVASUS
|
Português |
Ampliar o conceito de metodologias ativas. Conhecer as características e aplicações de método de projetos, estudo de caso e aprendizagem entre pares. Avaliar as condições de aplicabilidade dessas metodologias à ação preceptora. |
curso ead gratuito 15hs inscrições mediante cadastro no sistema saúde aberta à interatividade e à aprendizagem (sabia). autoinstrucional |
|
|
|
|
2716
SITE
|
|
Mackenzie
|
Português |
Neste curso, você conhecerá como as metodologias ativas, incorporadas às TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação), impulsionam processos de aprendizagem que envolvem “a participação efetiva do estudante na construção do processo de aprendizagem, de forma flexível, interligada e híbrida” (MORAN, 2018, p. 4). |
curso online gratuito com certificação. se você estiver acessando pela primeira vez, terá que
criar uma conta (usuário e senha) para poder acessar os cursos. carga horária: 4 horas. |
|
|
|
|
2717
SITE
|
|
UEMA - Universidade Estadual do Maranhao
|
Português |
Esse curso levará você a conhecer o conceito e a funcionalidade das metodologias ativas, identificando quais elementos no uso destas favorecem o aprendizado, estimulando a participação e aprendizado dos educandos de forma autônoma. Conteudo: metodologias ativas: o que são?; uso das metodologias ativas na aprendizagem; o papel do professor mediador. |
curso gratuito. nível de dificuldade: básico. publico alvo: professores. |
|
|
|
|
2718
SITE
|
|
AVAMEC - PROGRAMA IMPULSIONA
|
Português |
Quando adotamos metodologias ativas, o aluno é o personagem principal e o maior responsável pelo processo de aprendizado. O objetivo é incentivar uma aprendizagem mais autônoma e participativa, trazendo o aluno para o centro do processo.
Benefícios para os alunos:
adquirem maior autonomia;
desenvolvem confiança;
passam a enxergar o aprendizado como algo tranquilo;
tornam-se aptos a resolver problemas;
tornam-se profissionais mais qualificados e valorizados;
tornam-se protagonistas do seu aprendizado e da sua vida.
A formação contém 3 módulos: o que são as metodologias ativas e como funcionam, como utilizamos as metodologias ativas nas aulas de Educação Física e como avaliar os resultados da utilização de metodologias ativas. |
curso online gratuito, com certificado após a conclusão (desde que tenha acessado todo o conteúdo do curso no prazo de 30 dias e feito a avaliação). carga horária: 12 horas. é necessário realizar um cadastro na plataforma para ter acesso ao curso. público-alvo: coordenador pedagógico, professor. |
|
|
|
|
2719
SITE
|
|
FUTURA
|
As Metodologias Ativas são propostas que emergiram da falência das relações de ensino e aprendizagem que se dá há séculos nas escolas, desde o período colonial. Para compreendermos as Metodologias Ativas, não nos bastará conhecer alguns exemplos, experiências pontuais, ou tampouco características específicas de seus métodos. Precisamos conhecer os dilemas que elas respondem e os problemas pedagógicos dos quais emergiram como soluções.
As metodologias ativas propõem contrastes e deslocamentos que serão apresentados em nosso curso, à luz de novos entendimentos da escola e da educação.
Tópicos visitados durante o curso: O modelo da Escola Tradicional e as críticas atuais ao modelo, Descentralização da Ação Docente, o papel mediacional do professor, a aprendizagem baseada em problemas reais, a importância dos contextos políticos e socioculturais. Alguns tipos e exemplos de Metodologias Ativas: Instruções por Pares, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem baseada em Problemas e/ou Projetos.
Ao final do curso, o estudante:
Compreenderá o contexto pedagógico em meio ao qual as metodologias ativas nasceram;
Compreenderá a descentralização da ação docente como estratégia inclusiva de construção de aprendizagens;
Conhecerá tipos importantes de Metodologias Ativas, como a Sala de Aula Invertida, a Instrução por Pares e a Aprendizagem por Problemas e/ou Projetos. |
curso online gratuito. carga horária: 6 horas. conteúdo por: carlos mathias, doutor em matemática (ufrj), professor adjunto do departamento de matemática aplicada (gma) da uff, desenvolvedor do drummath uma metodologia de ensino de matemática para deficientes visuais. |
|
|
|
|
2720
SITE
|
|
CENTRO UNIVERSITÁRIO IBMR
|
Português |
O curso demonstra o fluxograma de produção de alimentos. Identifica os fatores que condicionam a estabilidade dos alimentos e as alterações em alimentos. Estuda os princípios e métodos de conservação e transformação de alimentos. Discute o uso de embalagens como método auxiliar de conservação de alimentos. Apresenta a legislação e inovações em embalagens. |
curso online gratuito com certificado. carga horária: 24 horas. |
|
|
|
|