Resumo |
As Metodologias Ativas são propostas que emergiram da falência das relações de ensino e aprendizagem que se dá há séculos nas escolas, desde o período colonial. Para compreendermos as Metodologias Ativas, não nos bastará conhecer alguns exemplos, experiências pontuais, ou tampouco características específicas de seus métodos. Precisamos conhecer os dilemas que elas respondem e os problemas pedagógicos dos quais emergiram como soluções.
As metodologias ativas propõem contrastes e deslocamentos que serão apresentados em nosso curso, à luz de novos entendimentos da escola e da educação.
Tópicos visitados durante o curso: O modelo da Escola Tradicional e as críticas atuais ao modelo, Descentralização da Ação Docente, o papel mediacional do professor, a aprendizagem baseada em problemas reais, a importância dos contextos políticos e socioculturais. Alguns tipos e exemplos de Metodologias Ativas: Instruções por Pares, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem baseada em Problemas e/ou Projetos.
Ao final do curso, o estudante:
Compreenderá o contexto pedagógico em meio ao qual as metodologias ativas nasceram;
Compreenderá a descentralização da ação docente como estratégia inclusiva de construção de aprendizagens;
Conhecerá tipos importantes de Metodologias Ativas, como a Sala de Aula Invertida, a Instrução por Pares e a Aprendizagem por Problemas e/ou Projetos. |