Resumo |
O proposito deste ensaio e desenvolver uma leitura comparativa, por aproximacao e contraste, de quatro romances de Jose Saramago. Recorte no amplo universo do romancista portugues, o trabalho levanta questoes que possibilitam um ordenamento das leituras sobre sua obra a partir de um exame detido de um romance de sua fase mais nacional: A jangada de Pedra, em contraposicao a trilogia constituida por Ensaio sobre a cegueira, Todos os nomes e A caverna. A obra busca explicitar espelhamentos e refracoes entre A Jangada de Pedra e Ensaio sobre a cegueira, bem como as muitas ressonancias entre Ensaio sobre a cegueira, Todos os nomes e A caverna, e assim delinear um horizonte de convergencias estruturais e/ou tematicas perceptivel no confronto das obras. Tal estrategia possibilita a autora depreender e apontar a marca narrativa que articula a variedade ficcional de cada romance, os quais agrega sob uma rubrica comum, mostrando que temas, figuras, mitos, simbolos, procedimentos narrativos e outros recursos que deles emergem configuram Saramago como romancista que “sendo a cada vez outro, e sempre o mesmo”. |