Notas |
PARTE DA TRILOGIA "E.U.A TERRA DE OPORTUNIDADES" TENDO COMO SEQUENCIA "MANDERLAY" (2005) E "WASHINGTON" (2007). CO-PRODUCAO DOS PAISES: DINAMARCA, SUECIA, NORUEGA, FINLANDIA, REINO UNIDO, FRANCA, ALEMANHA E PAISES BAIXOS. NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 14 ANOS. CENAS DE VIOLENCIA. PREMIOS: MELHOR FILME ESTRANGEIRO/GRANDE PREMIO DO CINEMA BRASIILEIRO. - MELHOR DIRETOR (LARS VON TRIER)/ EUROPEAN FILMS AWARDS.- MELHOR FOTOGRAFIA/EUROPEAN FILM AWARDS. |
Resumo |
ANOS 30, DOGVILLE, UM LUGAREJO NAS MONTANHAS. GRACE (NICOLE KIDMAN), APARECE NO LUGAR FUGINDO DE GÂNGSTERS. COM O APOIO DE TOM EDISON (PAUL BETTANY), É ESCONDIDA PELA CIDADE E, EM TROCA, TRABALHARÁ PARA ELES. APÓS DUAS SEMANAS OCORRERÁ UMA VOTAÇÃO PARA DECIDIR SE ELA FICA. GRACE É APROVADA, MAS QUANDO A PROCURA POR ELA SE INTENSIFICA OS MORADORES EXIGEM ALGO MAIS EM TROCA DO RISCO DE ESCONDÊ-LA. É QUANDO ELA DESCOBRE QUE NESTA CIDADE A BONDADE É ALGO BEM RELATIVO, DOGVILLE COMEÇA A MOSTRAR SEUS DENTES. TODO FILMADO DENTRO DE UM GALPÃO LOCALIZADO NA SUÉCIA, HÁ APENAS MARCAÇÕES NO CHÃO INDICANDO QUE ALI É A CASA DE TAL PESSOA, OU HÁ UM ARBUSTO, TAMBÉM CONHECIDO COMO CENÁRIO CONCEITUAL. APESAR DOS PERSONAGENS FAZEREM CONSTANTES REFERÊNCIAS A PAISAGEM, OU AO CÉU, O FUNDO É INFINITO, ALTERAÇÕES DE LUZ E COR QUE INDICAM MUDANÇAS DE DIA/NOITE, CLIMA E DE MOMENTOS IMPORTANTES, AINDA TEM UM NARRADOR, E O PRÓPRIO LARS VON TRIER CONTROLA A CÂMERA. COM REFERÊNCIAS VISUAIS E INFLUÊNCIAS DO MOVIMENTO DOGMA 95, MANIFESTO CINEMATOGRÁFICO INICIADO POR LARS, EM DOGVILLE HÁ A PRESENÇA DE GRUAS, ILUMINAÇÃO ARTIFICIAL E CENOGRAFIA. INFLUÊNCIAS TEATRAIS COMO O TEATRO DE BERTOLT BRECHT, E DA PEÇA, A VISITA DA VELHA SENHORA, DE FRIEDRICH DÜRRENMAT, É EM MUITOS MOMENTOS UMA ESPÉCIE DE ADAPTAÇÃO DO DRAMA. |