Resumo |
ABORDA UMA DAS VERTENTES DA DANCA CONTEMPORANEA: A RELACAO DO CORPO COM AS MAQUINAS DA NOVA ERA E, CONSEQUENTEMENTE, A DANCA EM INTERACAO COM AS NOVAS TECNOLOGIAS. O PENSAMENTO E A OBRA DO COREOGRAFO AMERICANO MERCE CUNNINGHAM SAO ESCOLHIDOS COMO FIO CONDUTOR DESTA DISSERTACAO. A LUZ DESTE ARTISTA TORNA-SE POSSIVEL IDENTIFICAR ALGUNS DOS FATORES QUE PROPICIARAM A EMERGENCIA DESTE DIALOGO ENTRE A DANCA E AS NEO-TECNOLOGIAS. SUAS OBRAS PROPOEM SOFISTICADAS INTERACOES E AS EXPOEM COMO UM TRANSITO QUE OCORRE NO CORPO. CUNNINGHAM E FUNDAMENTAL PARA UMA NOVA VISAO DE DANCA, DE ARTE E, PRINCIPALMENTE, DE CORPO. E E TAMBEM UM PIONEIRO NO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NESTE CAMPO. ATRAVES DELE, SERAO DISCUTIDOS ARTISTAS E OBRAS CONTEMPORANEAS ONDE O LIMITE ENTRE CORPO DE CARBONO E DE SILICIO ESTA BORRADO. CARBONO E SILICIO ESTAO IMPLICADOS. CORPO ABERTO: MIDIA DE CARBONO, MIDIA DE SILICIO REPRESENTA UM PRIMEIRO PASSO NO ENTENDIMENTO DESTA NOVA MANIFESTACAO DE DANCA, DANDO MARGEM A SUA CONTINUIDADE, QUE SE REALIZARA NA PESQUISA DE DOUTORADO QUE SEGUE ESSE, AQUI APRESENTADA. CORPO ABERTO PERTENCE A UM MUNDO CONSTITUIDO POR SISTEMAS ABERTOS, E POR SIGNOS NO SENTIDO EMPREGADO POR CHARLES SANDERS PEIRCE. POR ESTA VIA PERCEBE-SE QUE TODAS AS COISAS NO MUNDO, SENDO SIGNOS, SISTEMAS ABERTOS, ESTAO EM CONSTANTE TROCA E TRANSFORMACAO NA CADEIA EVOLUTIVA. PORTANTO, O CORPO, AMBIENTE ONDE OCORRE A DANCA, PODE SER ENTENDIDO COMO UM SISTEMA EM INTERACAO E CO-EVOLUCAO COM O MUNDO. E IMPREGNADO POR ELE AO MESMO TEMPO QUE PASSA A IMPREGNA-LO. UM ESTA IMPLICADO NO OUTRO. A DANCA EM INTERACAO COM AS TECNOLOGIAS DOS TEMPOS DE AGORA E AQUI ANALISADA NAO COMO UM ESTILO OU GENERO A MAIS EM DANCA, MAS COMO UM REFLEXO, UMA RESPOSTA ESTETICA DA PROPRIA EVOLUCAO DO UNIVERSO. TRATA-SE DE UM CORPO EVOLUTIVO. |