Resumo |
QUANDO ARISTOTELES DEFINE O HOMEM COMO UM “ANIMAL POLITICO”, ENFATIZA O QUE SEPARA A RAZAO GREGA A SUA EPOCA DA DE HOJE. SE O HOMO SAPIENS E, A SEUS OLHOS, UM HOMO POLITICUS, ISSO SE DEVE AO FATO DE QUE A PROPRIA RAZAO, EM SUA ESSENCIA, E POLITICA. EM AS ORIGENS DO PENSAMENTO GREGO, TOMAMOS CONHECIMENTO DE COMO, EMBORA ESTIVESSE ATRELADA AO MITO, A RAZAO NAO APENAS SE DESVINCULOU DELE, MAS TAMBEM O ULTRAPASSOU, LOGRANDO, COM ISSO, A CONSTITUICAO DAQUILO QUE CONHECEMOS COMO A FILOSOFIA. DESSE MODO FOI POSSIVEL O SURGIMENTO DA POLIS E DO DEBATE POLITICO, QUE PASSA A SER VIVENCIADO NA AGORA, SIMBOLO MAIOR DA TROCA NAO SO DE MERCADORIAS, COMO TAMBEM DE IDEIAS. PARA O PENSAMENTO GREGO, SE O MUNDO SOCIAL DEVE ESTAR SUJEITO AO NUMERO E A QUANTIFICACAO, A NATUREZA REPRESENTA NOTADAMENTE O DOMINIO DA PROXIMIDADE, E NAO DA EXATIDAO GEOMETRICA. POR MAIS PARADOXAL QUE PARECA, OS GREGOS COMECARAM A SE CONHECER MELHOR POR MEIO DO CONTATO - PRINCIPALMENTE O COMERCIAL - COM O ORIENTE. DESSE MODO, CONHECENDO-SE MELHOR, PASSARAM A TER A DEVIDA NOCAO DE SUA PRETENSA SUPERIORIDADE SOBRE O MUNDO “BARBARO” COM O QUAL PASSARAM A LIDAR. DIVIDIDO EM OITO CAPITULOS, AS ORIGENS DO PENSAMENTO GREGO ABORDA: A REALEZA MICENICA; A CRISE DA SOBERANIA; O UNIVERSO ESPIRITUAL DA POLIS; A CRISE DA CIDADE E OS PRIMEIROS SABIOS; A ORGANIZACAO DO COSMOS HUMANO; COSMOGONIAS E MITOS DE SOBERANIA; E A NOVA IMAGEM DO MUNDO. |