Resumo |
UM DOS MAIORES POETAS BRASILEIROS MAIS UMA VEZ DEDICA UM LIVRO AO PUBLICO INFANTIL. EM CANTIGAS POR UM PASSARINHO A TOA, MANOEL DE BARROS SE UNE A ARTISTA PLASTICA MARTHA BARROS, NUMA DOBRADINHA FAMILIAR.
E A PROPRIA FILHA DO ESCRITOR A RESPONSAVEL POR TRANSFORMAR SEUS VERSOS EM IMAGENS, LEVANDO O TRABALHO DO POETA DO PANTANAL AO PUBLICO INFANTIL. OS VERSOS GANHAM FORMA, FORCA E COR NO TRACO DA ILUSTRADORA.
A LINGUAGEM DESTA PINTORA E METAFORICA. ELA FAZ METAFORA DE PASSAROS, DE PEIXES, DE CONCHAS, DE SAPOS. E MUITAS DESCOISAS. IMAGENS TRAZIDAS POR RASTROS DE SUAS MEMORIAS AFETIVAS. A LINGUAGEM DESTA PINTORA TEM UM ESTILO RIGOROSAMENTE PESSOAL.
MARTHA NAO COPIA A NATUREZA, ELA DESFIGURA OS SERES E AS COISAS. MARTHA FAZ DESCOISAS COM ENCANTAMENTO DE POETA, MANOEL EXPLICA, ORGULHOSO, O TRABALHO DA FILHA. CANTIGAS POR UM PASSARINHO A TOA APRESENTA UMA OPORTUNIDADE IMPERDIVEL DE APRESENTAR AS CRIANCAS A OBRA DE UM DOS MAIS IMPORTANTES POETAS DA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORANEA.
MARTHA BARROS COLABORA, CONSEGUINDO O IMPRESSIONANTE FEITO DE DESENHAR OS POEMAS INFANTIS DE MANOEL. O RESULTADO EMOCIONA PELA BELEZA DAS IMAGENS E DELICADEZA DA POESIA DEDICADA AOS PEQUENOS. “LINGUA DE CRIANCA E A IMAGEM DA LINGUA PRIMITIVA.
NA CRIANCA FALA O INDIO, A ARVORE, O VENTO. NA CRIANCA FALA O PASSARINHO. O RIACHO POR CIMA DAS PEDRAS SOLETRA OS MENINOS. NA CRIANCA, OS MUSGOS SE DESFALAM, DESFAZEM-SE.
OS NOMES SAO DESNOMES. OS SAPOS ANDAM NA RUA DE CHAPEU. OS HOMENS SE VESTEM DE FOLHAS NO MATO. A LINGUA DAS CRIANCAS CONTEM A INFANCIA EM TATIBITATI E GESTOS, FINALIZA MANOEL |