Resumo |
"ESTE LIVRO NASCEU DE UM PROJETO CONJUNTO: O DE UMA DEZENA DE PESQUISADORES LIGADOS A DISCIPLINAS DIVERSAS, DESEJOSOS DE ELUCIDAR OS MODELOS E EFEITOS, A HISTORIA E O PRESENTE DE UMA PRATICA CULTURAL TAO IMEDIATA QUE PARECE NAO PODER JAMAIS TER SIDO OUTRA COISA SENAO AQUELA QUE E HOJE PARA NOS. COM EFEITO POR UM LONGO PERIODO, A LEITURA PARECE NAO TER COLOCADO QUALQUER QUESTAO: NAO E O RESULTADO MAIS UNIVERSALMENTE PARTILHADO DO APRENDIZADO ESCOLAR? NAO IMPLICA SEMPRE UMA RELACAO INTIMA ENTRE O LEITOR SOLITARIO E O LIVRO OU O JORNAL QUE E A SUA LEITURA? UMA PRATICA CULTURAL, PORTANTO, MAS QUE NATURALMENTE E DE (QUASE) TODOS E PARA TODOS IDENTICA".
ROGER CHARTIER, COM ESTAS PALAVRAS, NOS INTRODUZ UMA SELECAO DE TEXTOS CRUCIAIS PARA UM PAIS ONDE O ESTUDO DA LEITURA (OU DA NAO LEITURA) E DO LIVRO, SUAS PRATICAS E SUA HISTORIA SAO APENAS INCIPIENTES. OS AUTORES AQUI REUNIDOS PERCORREM OS PRINCIPAIS ASPECTOS DESTE COMPLEXO TEMA, DA LEITURA ERUDITA E RELIGIOSA DAS ELITES ENCASTELADAS A POPULAR E FAMILIAR, EXERCIDA PRECARIAMENTE E POR POUCOS NUMA EPOCA EM QUE LER REPRESENTAVA STATUS E ASCENSAO SOCIAL. |