Resumo |
“AQUI ESTAO REUNIDOS SETE ARTIGOS PUBLICADOS DE 1998 A 2018. TRATAM DA HISTORIA (CONCISA) DA ALFABETIZACAO NO BRASIL, SUAS CIRCUNSTANCIAS E SEUS METODOS. […] MARIA DO ROSARIO MORTATTI DA A SABER OS ESTREITOS VINCULOS ENTRE OS MODELOS PEDAGOGICOS PARA O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA, PROPUGNADOS POR DIVERSOS SETORES SOCIAIS DIRETA OU INDIRETAMENTE LIGADOS A INSTRUCAO, E OS DIFERENTES PROJETOS DE NACAO. A COLETANEA […] E EXCELENTE ESTIMULO A PESQUISA ACADEMICA TANTO SOBRE O PASSADO QUANTO SOBRE O PRESENTE DO ENSINO DO LER E ESCREVER, DO MESMO MODO QUE E UM EXEMPLO DE CLAREZA, PRECISAO E ELEGANCIA; PORTANTO, UM CONVITE A MUITOS. PROFESSORES OU FUTUROS PROFESSORES DO ENSINO INICIAL GANHARAO AO LE-LA, TANTO QUANTO MESTRANDOS, DOUTORANDOS E PESQUISADORES QUE SE VEM DEBRUCANDO SOBRE A HISTORIA DA ESCOLARIZACAO PRIMARIA E DAQUELE ENSINO INICIAL, QUE FOI DENOMINADO USUALMENTE DE ‘ALFABETIZACAO’ […]. GANHARIAM, TAMBEM, COM A SUA LEITURA OS ATUAIS DIRIGENTES DO ENSINO; OS ‘POLICY MAKERS’, OS QUE ELABORAM POLITICAS, OS QUE DEFINEM AS DIRETRIZES PARA EDUCACAO NESTE PAIS.” MIRIAN JORGE WARDE
|