Resumo |
ELEGENDO O PROCESSO INTERACIONAL COMO O ESPACO DE CONSTRUCAO DE SUJEITOS E DA PROPRIA LINGUAGEM, JOAO WANDERLEY ABORDA O TRABALHO LINGUISTICO A PARTIR DE TRES PERSPECTIVAS QUE SE ENTRELACAM: AS ACOES QUE SE FAZEM COM A LINGUAGEM, AS ACOES QUE SE FAZEM SOBRE E AS ACOES DA LINGUAGEM NA CONSTITUICAO DOS SUJEITOS E DOS CONTORNOS DE POSSIBILIDADES DAS DUAS OUTRAS ACOES LINGUISTICAS. FUNDADO NESTA CONCEPCAO DE LINGUAGEM, DISCUTE, A PROPOSITO DO ENSINO, A CORRELACAO ENTRE O RESULTADO DO TRABALHO CIENTIFICO E A CONSTRUCAO DO CHAMADO CONTEUDO DE ENSINO. NO CONFRONTO ENTRE O TRABALHO COM O RESULTADO DA PESQUISA E O TRABALHO DE PRODUCAO DE CONHECIMENTOS, OPTA PELO SEGUNDO, FORNECENDO, NO QUE TANGE AO ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA, ELEMENTOS CARACTERIZADORES DE UM ENSINO PRODUTIVO DA REDACAO, DA LEITURA E DA GRAMATICA COMO ALTERNATIVA DE BASE SOCIOINTERACIONAL E DISCURSIVA AS FORMAS COSTUMEIRAS DO ENSINO ESCOLAR DA LINGUAGEM. |