Resumo |
O ANTICRISTO FOI REDIGIDO EM 1888, MAS NIETZSCHE NAO CHEGOU A ACOMPANHAR A PUBLICACAO, POIS, COMO SE SABE, FICOU DEMENTE NO INICIO DE 1889. A OBRA SAIU APENAS EM 1895, EDITADA POR SUA IRMA, QUE EXPURGOU ALGUMAS PASSAGENS. EM QUASE TODOS OS SEUS LIVROS NIETZSCHE DISCUTE A RELIGIAO E A MORAL CRISTAS, MAS E EM O ANTICRISTO QUE ESSA DISCUSSAO ALCANCA A FORMA MAIS DESINIBIDA E POLEMICA. ELE FAZ UMA REINTERPRETACAO DO CRISTIANISMO INICIAL, DISTINGUINDO ENTRE O QUE TERIA SIDO JESUS DE NAZARE E A INTERPRETACAO QUE O APOSTOLO PAULO FEZ, ALGUM TEMPO DEPOIS, DA FIGURA E DOS ENSINAMENTOS DE JESUS. PARA NIETZSCHE, FOI SAO PAULO QUEM TRANSFORMOU JESUS EM CRISTO, FOI ELE O VERDADEIRO INVENTOR DO CRISTIANISMO. O LIVRO OFERECE, ENTRE OUTRAS COISAS, UMA CRITICA DO CONCEITO CRISTAO DE DEUS, UMA ANALISE DO TIPO PSICOLOGICO DO SALVADOR, UMA PSICOLOGIA DA FE E DOS CRENTES, UMA COMPARACAO ENTRE O BUDISMO E O CRISTIANISMO, ENVOLVENDO UMA CONCEPCAO BASTANTE HETERODOXA SOBRE A NATUREZA DO CRISTIANISMO. NO FINAL, ESTE E CONDENADO COMO UMA RELIGIAO NIILISTA E NEGADORA DA SEXUALIDADE, OU SEJA, CONTRARIA AOS VALORES VITAIS. OS DITIRAMBOS DE DIONISIO SAO NOVE POEMAS "INSPIRADOS" PELO DEUS DIONISIO, QUE PARA NIETZSCHE SIMBOLIZAVA O OPOSTO DOS VALORES CRISTAOS. ELES SAO PUBLICADOS PELA PRIMEIRA VEZ NO BRASIL, NUMA EDICAO BILINGUE ALEMAO-PORTUGUES. |