Resumo |
Neste curso, assumimos que você já sabe projetar e desenvolver programas mais complexos em Java, graças às boas práticas e princípios orientados a objetos, TDD e conceitos avançados de Java aplicados à Web e banco de dados exercitados nos cursos anteriores; mas você talvez não se sinta ainda confortável em planejar e gerenciar o desenvolvimento das aplicações com base em modernas práticas de modelagem ágil.
O objetivo deste curso é expor você às principais técnicas e princípios de desenvolvimento ágil, em especial aos que se popularizaram pela sua utilização no framework Scrum e na metodologia XP (Extreme Programming). Apresentamos o Scrum&XP, uma combinação apropriada do framework Scrum com a metodologia XP – Extreme Programming, sem no entanto afirmar que você estará aprendendo tudo sobre Scrum ou sobre XP.
Os conceitos apresentados neste curso incluem o seguinte:
* Manifesto ágil e princípios de desenvolvimento ágil
* Requisitos de software na forma de user stories e backlog de produto
* Eventos e reuniões do Scrum&XP: Sprint, Sprint Planning, Planning Poker, Daily Scrum, Sprint Review e Sprint Retrospective, TDD e Programação em Pares
* Papéis do Scrum: Product Owner, Time de Desenvolvedores e Scrum Master
* Tarefas, Sprint Backlog, Quadro de Tarefas e Diagrama Burndown
Ao final deste curso, você será capaz de implementar de modo ágil um sistema que incorpora um componente de gamificação constante doTrabalho de Conclusão do Programa de Cursos Integrados. |