Resumo |
Este livro, desde a escolha provocativa do titulo Ficar na escola: um furo no afeto, busca decifrar o fenomeno ficar no espaço de tres escolas estaduais do estado da Bahia, possibilitando um novo olhar sobre as relacoes afetivas do adolescer na escola, que inquietam pais, professores e estudiosos. A obra e fruto de uma pesquisa com trabalho de campo, decorrente de entrevistas semiestruturadas, audicao de discursos de adolescentes, observacao de seus comportamentos, e analise de seus desenhos, construindo um trabalho rigoroso de interpretacao e analise do material coletado. O ficar, nesse livro, pode ser visto como um sintoma da contemporaneidade, um jeito novo de adolescer e aprender a fazer escolhas. A autora revela, ainda, que a tematica ficar pode ser um conteudo pedagogico disciplinar a ser trabalhado, no sentido de que os componentes curriculares contemplem os valores do compromisso, profundidade, estabilidade, tolerancia, prazer, responsabilidade, lacos, gosto pelos estudos, na busca da construcao de um sujeito afetivo que valorize o homem e a mulher na sua subjetividade e singularidade. |