Resumo |
O que aproxima filmes como Bom trabalho, A mulher sem cabeca, Mal dos tropicos, Millennium mambo e tantos outros, comumente associados ao rotulo de “cinema de fluxo”? Suas narrativas sao marcadas pela sobrevalorizacao sensorial de forma multipla e centrifuga, reinserindo o corpo no espaco e tempo microscopico do cotidiano. Nesses filmes, podemos constatar, desde o final da decada de 1990, a emergencia de um novo realismo, de carater sensorio, no panorama do cinema mundial contemporaneo. Este livro investiga as principais caracteristicas desse realismo, em especial o papel do corpo como mediador, em termos espaciais, temporais e sonoros, dessa experiencia espectatorial tao peculiar. Para isso são analisados 24 filmes, realizados entre 1999 e 2009 por dez diretores: Apichatpong Weerasethakul, Claire Denis, Gus Van Sant, Hou Hsiao-Hsien, Jia Zhangke, Karim Aïnouz, Lucrecia Martel, Naomi Kawase, Pedro Costa e Tsai Ming-Liang. |