Resumo |
Os surdos brasileiros vivem em um país em que a maioria de seus habitantes são ouvintes e, portanto, têm a língua portuguesa como língua oficial. Por ser a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) a língua natural dos surdos brasileiros, o português é considerado a segunda língua (L2) desses sujeitos. O presente trabalho dá continuidade à pesquisa realizada no Instituto Cearense de Educação dos Surdos (ICES), em Fortaleza – Ceará, em 2004 (VIEIRA, 2004), em que os resultados sugeriram o desenvolvimento de uma nova pesquisa que buscasse analisar o desenvolvimento leitor dos surdos de Fortaleza com os gêneros história em quadrinhos e tirinhas. Para tal intuito, foi desenvolvido nesta pesquisa um minicurso em leitura em língua portuguesa com esses gêneros para os alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental do ICES. Seguindo os princípios do Ensino Comunicativo de Língua (ECL), o trabalho atual se propôs a responder às seguintes questões de pesquisa: (1) Que estratégia(s) de leitura os surdos utilizam para fazer a leitura dos gêneros histórias em quadrinhos e tirinhas em língua portuguesa?; (2) Qual a importância do conhecimento da LIBRAS (L1) no desempenho leitor desses sujeitos?; (3) Qual é o papel da imagem na leitura do conteúdo verbal dos gêneros história em quadrinhos e tirinhas?; (4) Como os princípios do ECL podem contribuir para o desempenho leitor dos surdos com as histórias em quadrinhos e tirinhas? |