![]() |
PRODUCAO ACADEMICA |
![]() |
Título | ENSINO DE LEITURA LITERARIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (O): DIMENSOES RELATIVAS A GESTAO E A ESTRUTURA DA ESCOLA | ||
Edição | 1 ed. | ||
Data | 2017 | ||
Idioma | PORTUGUES | ||
Notas | Autor: Iracema Santos do Nascimento Tese de Doutorado apresentada a Faculdade de Educacao da Universidade de Sao Paulo. 228p. | ||
Resumo | Esta tese resulta de pesquisa que teve como objetivo verificar e analisar as dimensões relativas a gestao e a estrutura da escola no ensino de leitura literaria nos anos iniciais do ensino fundamental. Os dados empiricos foram coletados em uma escola da rede estadual paulista, na periferia da zona sul de São Paulo. Como resultados da pesquisa, foram identificadas cinco dimensoes que devem estar conjugadas para garantir um trabalho pedagogico consistente de ensino da leitura literaria ao longo de todo o ciclo dos anos iniciais: formacao de professores; planejamento e gestão pedagogica; objetos de leitura e seus usos; avaliacao; interlocucao para a producao de sentidos. Verificou-se que, apesar de alguns avancos, essas cinco dimensoes nao sao consideradas em seu conjunto no ambito do sistema estadual de ensino e tampouco na escola. | ||
Assuntos | ENSINO; LEITURA; APRENDIZAGEM; GESTAO ESCOLAR; LIVROS E LEITURA; INDEX_SMBLL | ||
Categoria | GERAL | ||
Fonte | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações USP | ||
Formato de Arquivo | |||
Acesso em | 30/09/2020 | ||
![]() |
|||
|