Resumo |
Esta experiencia de ensino tem o objetivo de fazer um registro docente sobre a inclusao de alunos cegos em aulas de Historia, desenvolvido no periodo de fevereiro a dezembro, de 2016, em uma turma de ensino medio, da Escola Publica do Estado do Para, Anunciada Chaves. Participaram das atividades os alunos da turma 101, entre eles os irmaos Diego e Manuel Lira, deficientes visuais desde o nascimento. Entre as praticas de ensino desenvolvidas destacaram-se: Leitura individual e coletiva a producao de textos em braile e o uso de palavras-chave como recurso pedagogico norteador das aulas. A rede teorica dialoga, entre outros, com Anjos (2015), Oliveira (2011) e Perrenoud (2001). No aspecto metodologico foram feitas leituras sobre o tema e anotacoes sobre esta experiencia em um caderno de campo. A composicao deste trabalho esta permitindo a documentacao escrita de praticas de ensino em aulas de historia, no ensino basico, com alunos cegos e talvez possa ajudar a alimentar outros debates sobre o tema. |