Resumo |
Neste artigo, refletimos sobre os cinco anos do projeto de extensao intitulado “Festival de Declamacao”. A acao, que nasceu, em 2013, como uma extensao, uma das principais atividades do Programa de Bolsa de Incentivo a Docencia – PIBID, engloba autores diversificados: academicos e professores do curso de Letras e estudantes e professores das escolas publicas da cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul. Mais do que relatar o projeto, refletimos sobre as dificuldades em mediar a leitura e a interpretacao na Educacao Basica e na Universidade e demonstramos como a poesia/o poema contribui para esta tarefa, ao mesmo tempo em que torna visivel sujeitos que se perdem em ambientes escolares marcados pela super lotacao e pela precaria estrutura. A comunidade envolvida na organizacao do projeto, que atinge atualmente estudantes de seis escolas publicas de Dourados-MS, formada por academicos que integram programas valiosos como o PIBID e o Projeto de Ensino Tutorial (PET) e dos professores da rede publica que atuam como supervisoras do PIBID, sao sujeitos que aceitam o desafio de fugir a rotina escolar, promovendo um espaco de formacao importante, quase nunca possibilitado pelo excesso de conteudo programatico estipulado pelos orgaos governamentais. |