Resumo |
O presente trabalho consiste em tracar um panorama mais atualizado em relacao as praticas, espacos, projetos e programas de incentivo a leitura em estabelecimentos prisionais de diferentes regioes do Brasil. Considerando a Educacao em seu sentido mais integral, o acesso, o incentivo e a formacao de leitores tornam-se direito daqueles que perdem temporariamente sua liberdade, direito este sistematicamente violado pela ate entao incipiente politica de Educacao nas prisoes do pais, ainda em fase de consolidacao, por meio do Plano Nacional de Educacao em Estabelecimentos Penais, que preconiza que todos os Estados brasileiros e o Distrito Federal devem elaborar e implementar seus respectivos Planos Estaduais. Nesse trabalho, originario de pesquisa realizada para o Ministerio da Educacao do Brasil em parceria com a Organizacoes dos Estados Americanos para a Educacao a Ciencia e a Cultura, buscaremos evidenciar, com dados e informacoes levantados in loco, os aspectos que acometem a possibilidade de que o desenvolvimento do habito leitor seja possibilitado pelas acoes educacionais e culturais promovidas no interior das prisoes brasileiras, ja que as competencias desenvolvidas por meio do habito da leitura adquirem, para os prisioneiros, contornos especificamente importantes em relacao a sua formacao, ao contato familiar, a comunicação geral com o mundo externo e ao exercicio daqueles direitos nao atingidos pela sentenca de condenacao. |