Resumo |
Este trabalho examinou as praticas de leitura desenvolvidas pelos professores na segunda fase do Ensino Fundamental, em escolas da rede publica. Fundamentou-se nos pressupostos teoricos da enunciacao e dos generos do discurso de Bakhtin e seu Circulo, que tomam a leitura como ato interlocutivo, implicando sempre uma compreensao responsiva ativa na construcao dos sentidos. Para tanto, utilizou-se da observação participante em sala de aula e da analise contrastiva das praticas de leitura. As fontes de dados incluiram gravacoes, em video, da rotina da sala de aula; entrevistas semiestruturadas com professores e alunos, analise dos generos do discurso em circulação e das praticas de leitura em sala de aula. Como postulado por Bakhtin e Volochinov (2004), a linguagem esta sempre "povoada" de interacoes de outrem. Foi possível identificar, nos episodios em sala de aula, a coexistencia de conflitos, diferentes palavras ideologicas ou linguagens sociais manifestando-se nas situacoes de comunicacao. Os resultados destacaram a emergencia de o ensino da leitura figurar em todas as disciplinas do curriculo escolar os generos discursivos como objeto de ensino de leitura, constituindo-se como espaços de interacao entre os alunos e destes com o professor. |