Resumo |
Considerando o baixo grau de letramento dos alunos do ensino fundamental e medio no Brasil e, concomitantemente, o crescimento espantoso do numero de organizacoes não governamentais (ONGs) trabalhando no campo da educacao nas ultimas decadas, o presente trabalho procura estabelecer uma ponte entre essas duas faces da educacao no Brasil. Nesta investigação, pretendeu-se compreender a dinamica e a influencia das ONGs brasileiras, mais especificamente no campo da leitura, tendo em vista o desenvolvimento do letramento. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo, com caracteristicas etnograficas, baseado, sobretudo, em observacoes feitas em campo das atividades de uma organizacao, as quais foram analisadas a partir das concepcoes de leitura propostas pelos teoricos da psicolinguistica (SMITH, 1999, 2003) e da estetica da recepcao (JAUSS, 1994,2002). Com isso, procurou-se contribuir com os estudos sobre leitura e, principalmente, avancar nessas novas possibilidades educativas que hoje nos são apresentadas pela sociedade civil e que impulsionaram a busca por solucoes alternativas para um problema que vem afligindo os educadores ha decadas no Brasil. Assim, considera-se que, por meio da troca de ideias e experiencias e da implementacao de projetos envolvendo leitura, as instituicoes educacionais não governamentais podem contribuir para o desenvolvimento de uma escola publica de qualidade, sem, no entanto, substitui-la, deixando para o governo a responsabilidade que lhe cabe.
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