Resumo |
A obra nasce no bojo das discussoes e problemas relacionados (ou associados) ao ensino de gramatica, tanto no âmbito academico quanto no profissional. Em tal contexto, a autora busca demonstrar a adequacao pedagogica da proposta de descricao e analise de oracoes subordinadas substantivas sob uma perspectiva funcionalista-cognitivista. A autora escolhe o dominio da sintaxe pela importancia desse nivel de organizacao da lingua na arquitetura do texto. Alem disso, o processo de subordinacao substantiva, foco da pesquisa, figura como recurso bastante recorrente e produtivo no portugues. O estudo dos aspectos pragmatico-discursivos ligados a tal processo pode, assim, proporcionar melhor entendimento e maior dominio dessas construcoes e, consequentemente, dos textos. O livro organiza-se em cinco capitulos. Neles, a autora apresenta um breve historico sobre o desenvolvimento dos estudos linguisticos, discute os principios teoricos que nortearam a pesquisa, trata da perspectiva cognitivista no estudo da lingua, aborda o tratamento tradicional do periodo composto por subordinacao. Partindo de usos autenticos das oracoes, ela ainda analisa aspectos pragmaticos e discursivos associados a sua organizacao e, finalmente, promove uma discussao sobre elementos que possibilitam refletir sobre a lingua como um sistema complexo e dinamico. |