Resumo |
Interrogar sobre o passado de uma das principais atividades educativas na escolarizacao inicial de criancas – o ensino de leitura e escrita – e o objetivo central desta obra. Entre as varias contribuicoes relevantes do livro, uma coletanea de 14 ensaios que abrangem mais de um seculo, da decada de 1870 aos dias atuais, sobressai-se a importancia da propria tematica para a compreensao da cultura escolar. Os estudos poem em destaque cartilhas, livros de leitura, manuais, textos, artigos publicados em jornais e periodicos, polemicas em torno dos metodos de ensino e a atuacao de quem produziu e problematizou sobre o ensino de leitura e escrita no pais. Estão contemplados tanto os interesses economicos e comerciais subjacentes a producao de materiais para esse ensino quanto as tensoes politicas que envolveram as disputas dos educadores, o que permite ao leitor aproximar-se das tematizacoes, concretizacoes e normatizacoes que ao longo do tempo pautaram o debate politico e pedagogico sobre a alfabetizacao no Brasil. |