Resumo |
Um trabalho de campo, este livro e parte do projeto Integracao Universidade, Servicos de Saude e Comunidade na Faculdade de Medicina de Botucatu - Unesp: construindo novas praticas de formacao e pesquisa. Integrado por pesquisadores e alunos de pos-graduacao e graduacao, o projeto está no bojo de um movimento maior - de alcance internacional -, voltado a mudanca no sistema de graduacao na area da saude. Os autores debrucam-se principalmente sobre os aspectos praticos e humanos do processo de ensino-aprendizagem, levantando como se da, no ensino superior da area de saude, o compromisso com a integralidade dos cuidados medicos, a aproximacao entre academia e servico e entre a saude e a educacao, dentro de primados eticos, esteticos e politicos. As narrativas dos alunos do terceiro ano da Faculdade de Medicina de Botucatu - Unesp analisadas no livro foram elaboradas num contexto pedagogico em que eles tiveram a oportunidade de acompanhar um mesmo paciente ao longo de ate quatro meses, vivencia rara nas escolas medicas. Muitas dessas narrativas expressam a intensidade do encontro com o paciente, as dificuldades para lidar com pacientes dificeis (outro tema negligenciado na formação medica), a alegria do bom encontro, o sentimento de impotencia diante das mazelas sociais e dos claros limites da medicina, como o de lidar com demandas situadas na fronteira entre os problemas da vida e a patologia, e que por isso nem sempre podem ser claramente configuradas e diagnosticadas. |