PRODUCAO ACADEMICA |
Título | PRODUCAO DE HISTORIAS EM QUADRINHOS EM AMBIENTES INFORMATIZADOS COM ALUNOS EM PROCESSO DE ALFABETIZACAO | ||
Data | 2008 | ||
Idioma | PORTUGUES | ||
Notas | 148p. ; 2008 :Maringa/PR ; Autora: Maria Antonia Lamberti ; Programas de pos-graducao da CAPES / UNISUL - UEM Educacao | ||
Resumo | Esta dissertação trata da produção de textos com crianças no processo inicial de alfabetização. Tem o objetivo de analisar as histórias produzidas pelos escolares entre 6 e 7 anos em ambiente informatizado, a fim de verificar se um software de histórias em quadrinhos pode contribuir para ampliar o vocabulário na produção textual durante a alfabetização. No ambiente escolar, constatei que os textos dos alunos são escritos com frases curtas e predomina o verbo ser na maioria das construções frasais. O problema dessa pesquisa se expressa em duas questões: 1) Como um software de Histórias em Quadrinhos pode ser utilizado na produção de texto de forma a ampliar o vocabulário e facilitar a transposição do pensamento para a escrita? 2) O que a criação de Histórias em Quadrinhos indica ou revela na escrita das crianças? Para responder essas questões, realizei um estudo de caso com alunos em fase de alfabetização em um ambiente informatizado. Optei por uma abordagem histórica sobre os métodos e teorias da alfabetização no Brasil analisando as transformações ocorridas no final dos anos 80 do século XX, que modificaram as concepções de ensino e de aprendizagem na educação escolar e sobre as Histórias em Quadrinhos. Para analisar a aquisição da linguagem escrita nas histórias produzidas no computador, recorri aos pesquisadores da lingüística e das Histórias em quadrinhos. Os dados obtidos indicam que a mediação docente nessa fase da vida escolar é fundamental | ||
Assuntos | HQ; HISTORIAS EM QUADRINHOS; EDUCACAO; ALFABETIZACAO; DISSERTACAO; PRODUCAO DE TEXTOS; INDEX_HQ | ||
Categoria | GERAL | ||
Fonte | dominio publico | ||
Formato de Arquivo | |||
Acesso em | 11/05/2020 | ||
|