|
LIVRO |
|
| Título | INTERPRETE DE MALES: CONTOS |
| Ind. Responsabilidade | JHUMPA LAHIRI ; TRADUCAO: JOSE RUBENS SIQUEIRA. |
| Autoria(s) |
LAHIRI, JHUMPA, 1967 (AUTOR) SIQUEIRA, JOSE RUBENS, 1945- (TRADUTOR) |
| Edição | 1 ed. |
| Editora | BIBLIOTECA AZUL (SAO PAULO) |
| Data | 2014 |
| Descrição | 205P. 21CM. BROCH. |
| Idioma | PORTUGUES |
| Notas | VENCEDOR DO PREMIO PULITZER. TRADUCAO DE: INTERPRETER OF MALADIES. |
| Resumo | Nos nove contos que compõem o livro, o leitor verá sempre certo incômodo, certa maneira de estar num lugar de um modo desconfortável, uma espera sem nome e sobressaltos do entendimento desse processo. E é com esse olhar – que sempre vai e volta entre o espaço de estar e o espaço de querer estar – que Jhumpa trará histórias tocantes, nem sempre pelo enredo – que faz da simplicidade seu trunfo – mas certamente pela delicadeza de sua narrativa, e sobretudo pelo olhar arguto para tudo que revele um sentimento, uma tensão, uma espera. É assim que surge um casal na iminência da separação, vivendo seus últimos momentos sob um apagão de energia em “Uma situação temporária”; ou o menino, filho de mãe solteira, ocidental, que conhece na convivência com a babá indiana o sofrimento da saudade e da distância que ele não imaginava que houvesse (“A casa da senhora Sem”); ou a família indiana que mora há anos nos EUA, e que lá cria os filhos segundo o “american way of life”, que encontra nas férias na Índia a ocasião para destilar sua insatisfação, sua dor, seu deslocamento, no conto que dá título ao livro. Cada conto, portanto, transita entre o ocidente e o oriente, e as personagens introjetam a tal ponto o ambiente em que vivem que são elas mesmos, mais que os representantes dos países de onde vêm, ou no qual estão, o próprio retrato dessa imensa viagem. |
| Assuntos | FICCAO; CONTOS; LITERATURA ESTADUNIDENSE; SECULO XXI |
| Localização de exemplar(es) | |
|
Classificação F L139i | NR 399989 Disponível
Biblioteca Nair Lacerda, Praça IV Centenário, s/nº - Centro, (11) 4433-0768 Fechada entre os dias 19/12/25 e 04/01/26. |
|
| Antes de se dirigir à biblioteca confirme a disponibilidade do exemplar desejado. | |



