Resumo |
Com base numa experiência de dez anos, esta obra tem sido sucessivamente reformulada para oferecer uma visão ampla, sintética e atualizada da Sociologia da Educação. Com o enfoque sociológico sendo cada vez mais utilizado para analisar a realidade da educação nacional, o público reafirma a necessidade de um trabalho que mostre o chão onde pisamos e, ao mesmo tempo, abra as janelas para as últimas tendências teóricas e constatações verificadas em outros países. A Educação em Novas Perspectivas Sociológicas atualiza os enfoques teóricos; aborda a escola e seu micro-universo, onde ocorre o processo educacional, incluindo a questão das violências, e faz uma ampla análise das relações entre a educação e as desigualdades sociais. Passando, assim, às implicações práticas, o trabalho resenha a literatura nacional e internacional, norteada pela questão: é possível construir uma escola democrática e eficaz? Nesse sentido, a obra analisa os impactos das diferenças sociais entre alunos, entre sistemas educacionais, entre escolas e dentro das escolas, sempre orientada pelas perguntas: como as práticas utilizadas podem conduzir às desigualdades? Como, aos níveis micro e macro, se pode agir no sentido de alcançar uma educação mais acessível, de melhor qualidade e que beneficie todos os grupos sociais democraticamente, fazendo com que os direitos da lei se concretizem na realidade? |