Biblioteca Digital
TopBannerHome


Biblioteca Digital de Santo André

A Biblioteca Digital de Santo André é um portal de informações alinhado aos atuais padrões internacionais de disseminação do conhecimento. A espinha dorsal desse projeto é o acesso ao banco de dados bibliográfico e texto integral da Rede de Bibliotecas de Santo André sendo que a diferenciação dos serviços está na forma desse acesso e no conteúdo disponível. Mais do que um simples catálogo de obras nossa intenção foi construir um canal de comunicação interativo com nosso público transcendendo para o mundo virtual o alcance de nossos produtos e serviços.

As inovações tecnológicas que temos vivenciado alteraram profundamente o modo como a sociedade se relaciona com as informações necessárias ao seu cotidiano. A urgência tornou-se a base para a obtenção e o processamento dessas informações, pois, se antes a espera de dias ou horas era tolerável, hoje a resposta deve chegar em segundos. Para as bibliotecas isso não é diferente, elas estão imersas nessas mudanças, pois lidam diretamente com o aumento vertiginoso da produção do conhecimento. Hoje a tarefa principal das bibliotecas é a disseminação desse conhecimento, de modo a torná-lo acessível ao maior número possível de pessoas em qualquer lugar do planeta. Assim, é indispensável à biblioteca e ao seu profissional, o bibliotecário, estarem atentos às "novas exigências que implicam não apenas a implementação de novas ferramentas em sua rotina, mas uma nova concepção de planejamento e trabalho que incorporem a noção de fluxo informacional" (ORTEGA, 2002).

Ultimamente a biblioteca pública tem recebido cidadãos sintonizados à essas mudanças e, estes agora, mais exigentes quanto às suas necessidades informacionais. Em muitas circunstâncias é um público que renuncia à visita presencial e prioriza o modo de atendimento on-line. Um modelo para atender essas novas exigências é tornar a biblioteca um abrangente sistema de informação comunitária, o que inclui o manejo da informação bibliográfica tradicional, bem como de outros tipos de informações que se encontram dispersas ao nosso redor, a chamada informação não estruturada. São informações bibliográficas e muitas outras com tipos e suportes diferenciados.

Com relação a Rede de Bibliotecas de Santo André o início de nossa jornada tecnológica começou no ano de 2001, época do lançamento da Biblioteca Virtual de Periódicos, um sistema web de consulta a artigos de periódicos impressos e digitais da imprensa geral. Foi o primeiro sistema de uma biblioteca pública no Brasil a permitir a aquisição do conteúdo integral de artigos de jornais e revistas. Na realidade é ainda um dos únicos sistemas que permitem o acesso livre ao texto integral de artigos que foram preparados tecnicamente por profissionais da informação para facilitar sua busca e obtenção.

Outro marco em nosso aprimoramento tecnológico foi o desenvolvimento do sistema Fênix, no ano de 2009. O Fênix é um software para bibliotecas completo que atende todos os requisitos para a gestão de acervos de bibliotecas públicas de grande porte. Foi um sistema inteiramente desenvolvido pelos profissionais da própria Rede de Bibliotecas de Santo André e hoje é referência na região

A porção mais importante do Fênix é o portal de buscas na Internet, pois é com essa ferramenta que o usuário externo pode interagir. Esse portal foi totalmente reestruturado no ano de 2011. Sua característica principal é permitir uma consulta semelhante aos buscadores da Internet, como o Google. Geralmente as páginas de busca de sistemas de bibliotecas são muito complicadas para o público leigo. São muitos detalhes e muitos campos a serem preenchidos antes de se realizar uma simples busca. Nessas páginas para uma pesquisa específica, ou seja, quando são usados tipos diferentes de dados para a consulta, deve-se determinar quais são esses tipos de dados. Por exemplo, para uma pesquisa do assunto e o autor de uma obra deve-se digitar cada termo em um campo diferente. Em um local digita-se o assunto e especifica-se que o tipo de campo desejado é ASSUNTO e em outro local digita-se o autor e especifica-se que o tipo de campo é AUTOR. No novo portal de buscas da biblioteca de Santo André esse conceito complicado de buscas foi banido. Por que? Porque atualmente todos estão acostumados às consultas fáceis e rápidas da web. Nada mais natural do que as bibliotecas acompanharem esse conceito. Em um Google, por exemplo, basta digitarmos as palavras ou frases em um único lugar e os resultados surgem. Esses sites de busca são muito eficientes em termos de praticidade e foi essa funcionalidade que direcionou o desenvolvimento de um sistema de buscas altamente simples, mas muito eficiente, que hoje está implementado em nosso portal de consultas.

Hoje nosso desejo constante de inovação está no desenvolvimento e implantação do projeto Biblioteca Digital de Santo André. Novamente com olhos às necessidades do público de nossa Rede de Bibliotecas agregamos novos serviços ao portal de consultas. Este, agora, tornou-se um verdadeiro e gigantesco banco de dados bibliográficos e full-text, isto é, um banco de dados que disponibiliza para consulta e acesso desde a referência bibliográfica de um livro, um artigo de jornal ou de revista, até o próprio texto integral do documento, disponível digitalmente.

O projeto Biblioteca Digital foi iniciado em março de 2013 e, antes mesmo de seu lançamento oficial, já rende bons frutos. Por isso, podemos afirmar que, justamente em função desse revigorante resultado, temos a certeza de que em breve nascerão muitos outros projetos e ações sempre com a finalidade de facilitar cada vez mais o acesso à e utilização da informação.


topo da página
topo da página
topo da página
topo da página
 
  Consultas   Coletâneas   Mais...  
       ► Ampla (home)        ► Sobre Santo André        ► Sobre nós  
       ► Somente Documentos digitais        ► Trabalhos Acadêmicos sobre Santo André        ► Top 20 das obras mais emprestadas  
       ► Consulta Avançada        ► Paranapiacaba        ► Informações sobre nosso acervo  
       ► Acervos das Bibliotecas        ► Autores da Região        ► Lista de Livros Eletrônicos  
       ► Acervos das Bibliotecas (especificado)        ► Lista de Coletâneas        ► Obras recém chegadas  
       ► Livros Eletrônicos        ► Coletânea Livro Leitura e Bibliotecas        ► Sócio  
       ► Catálogos de Autores e Assuntos        ► Coletâneas Gestão Cultural        ► Envie seu comentário  
       ► Artigos eletrônicos em PDF        ► Acervo de Jogos e Brinquedos        ► Doações de livros  
       ► Acervo audiolivros e livros falados        ► Santo André: textos acadêmicos        ► Acervo doado pela FBN  
       ► Vídeos            ► Situação de exemplar  
       ► Biblioteca Viva: consulta            ► Biblioteca Viva: consulta  
       ► HQs da Gibiteca            ► Biblioteca Viva: cadastro de acervos  
       ► Produção Acadêmica          
       ► Crônicas de Nair Lacerda          
       ► Pinacoteca de Santo André          
       ► Consulta de Artigos (somente referência bibliográfica)          
       ► Biblioteca Paulo Freire          
 
 
Prefeitura de Santo André | Secretaria de Cultura (SC)
Biblioteca Digital | Biblioteca Nair Lacerda | Rede de Bibliotecas de Santo André
Pc. IV Centenário S/N, Centro (Paço Municipal) - Santo André - São Paulo
Horários: segunda a sexta das 9h às 16h, primeiro domingo do mês das 10h às 16h
Tel.: (11) 4433-0768   bibliotecas@santoandre.sp.gov.br
 
Os sistemas Fênix Gestão de Acervos e Biblioteca Digital de Santo André são desenvolvidos pela Prefeitura de Santo André