Título | INFORMATICA NA EDUCACAO : RECURSOS DE ACESSIBILIDADE DA COMUNICACAO |
Autoria(s) |
PERRY, GABRIELA TRINDADE (ORGANIZADOR)
CARDOSO, EDUARDO (ORGANIZADOR)
KULPA, CÍNTHIA COSTA (ORGANIZADOR)
|
Edição |
1 ed. |
Editora
|
ED. DA UFRGS (PORTO ALEGRE)
|
Data |
2019 |
Série |
ENSINO, APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS
,
|
Descrição |
263P. |
Idioma |
PORTUGUES |
Notas |
Inclui referências. |
Resumo |
Esta publicação perpassa os seguintes assuntos: a acessibilidade nas plataformas de MOOCs; a audiodescrição somada à exploração tátil em um museu; descrição automática de imagens por sistemas de visão computacional; diretrizes de acessibilidade e inclusão para o de sign de livros infantis multiformato; formação de conceitos científicos sobre interfaces tangíveis; recursos auxiliares para a alfabetização de adolescentes com deficiência intelectual; os desafios para a superação das barreiras atitudinais na educação escolar; e ambiente gamificado para o auxílio no ensino e na aprendizagem de lógica de programação para a inclusão de ouvintes, surdos e ensurdecidos. Portanto, entendendo a dimensão coletiva desta produção em que estão reunidos os trabalhos de alunos que revelam uma preocupação maior com a diversidade e que buscam aprimoramento nesta área, pro pomos uma reflexão quanto à necessidade de estimular e facilitar as ações que favoreçam a diminuição da desigualdade, levando a um convívio mais consciente com as diferenças humanas |
Assuntos |
COMUNICACAO;
LIVROS PARA CRIANCAS;
EDUCACAO;
EDUCACAO A DISTANCIA;
DESIGN;
INFORMATICA NA EDUCACAO;
ACESSIBILIDADE
|
Categoria |
GERAL |
Fonte |
Repositório Digital da UFRGS -LUME |
Formato de Arquivo |
PDF |
Acesso em |
30/04/2021 |
|
|
|