Biblioteca Digital de Santo André

LIVRO ELETRONICO / EBOOK   
 TítuloMETODOLOGIA PARA AVALIACAO DE PRODUTOS E SERVICOS DE INFORMACAO
 Autoria(s) ROCHA, ELIANA DA CONCEICAO (AUTOR)
SOUSA, MÁRCIA DE FIGUEIREDO EVARISTO DE (AUTOR)
 Edição 1 ed.
 Editora IBICT (BRASILIA)
 Data 2010
 Descrição 84P. ILUS. 23CM
 Idioma PORTUGUES
 Resumo Os novos paradigmas da sociedade da informação e do conhecimento, configurando a necessidade de trabalho em rede de forma compartilhada, constituem parâmetros para a proposta do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), de realizar a avaliação de seus produtos e serviços para atender às reais necessidades de seus usuários. Considerando a variedade da comunidade de usuários e a diversidade dos produtos e serviços oferecidos pelo instituto, adotou-se, para essa avaliação, uma metodologia híbrida que compreende a aplicação de três procedimentos: 1) avaliação qualitativa com base na abordagem Sense-Making, de Brenda Dervin, por meio de entrevistas estruturadas. Para a análise dos resultados aplica-se a técnica dos incidentes críticos de John C. Flanagan; 2) avaliação quantitativa a partir de formulários eletrônicos disponibilizados nos sites dos produtos e serviços avaliados; 3) aplicação das heurísticas de Jakob Nielsen para avaliação da usabilidade das páginas Web dos produtos e serviços. Com essa triangulação de métodos espera-se obter uma visão contextualizada das práticas informacionais dos usuários e enriquecer as condições de uso dos produtos e serviços oferecidos; conhecer o grau de satisfação dos usuários e a extensão do acesso e uso dos produtos e serviços, bem como obter informações sobre a facilidade com que os usuários se relacionam com as interfaces desses produtos e serviços.
 Assuntos CIENCIA DA INFORMACAO;  GESTAO DA INFORMACAO;  AVALIACAO DE SERVICOS;  SENSE MAKING
 Categoria GERAL
 Fonte IBICT
 Formato de Arquivo PDF
 Acesso em 30/04/2021
Download 8.91MB

topo da página
topo da página
topo da página
topo da página