| Título | PARAISO PERDIDO |
| Ind. Responsabilidade | CEES NOOTEBOOM / TRADUCAO CRISTIANO DO AMARAL |
| Autoria(s) |
NOOTEBOOM, CEES, 1933- (AUTOR)
AMARAL, CRISTIANO ZWIESELE DO (TRADUTOR)
|
| Edição |
1 ed. |
|
Editora
|
COMPANHIA DAS LETRAS (SAO PAULO)
|
| Data |
2008 |
| Descrição |
153P. 21CM. BROCH. |
| Idioma |
PORTUGUES |
| Notas |
TITULO ORIGINAL: PARADIJS VERLOREN. |
| Resumo |
Alma é uma estudante paulistana de história da arte fascinada por esses seres fantásticos desde sua infância. Durante um momento de puro devaneio (ou por intervenção do destino?) Alma dirige até o bairro de Paraísopolis (descrito como o inferno na terra, ironicamente) e seu carro enguiça para logo em seguida ela ser estuprada por diversos sujeitos (não descritos). Assim ela perde sua alma de anjo e seu espaço no paraíso. Alma se junta a Almut, sua amiga de infância, numa viagem até a Austrália (um sonho idealizado pelas duas desde jovens), onde, talvez, ela possa encontrar o paraíso que perdeu.
As duas brasileiras tentam sobreviver na Austrália como massagistas e lavadoras de pratos. Em meio essa viagem ao paraíso idealizado, Alma encontra um artista de origem aborígene que ela crê ser um anjo disfarçado, tanto pela sua arte quanto pelo silêncio que este carrega para todo lado.
Todavia, é numa peça de teatral interativa em um festival que Alma realiza seu maior sonho, tornar-se anjo. Ela deve ficar escondida – imóvel – dentro de um armário para que os espectadores acreditem em sua divindade. |
| Assuntos |
FICCAO;
LITERATURA HOLANDESA;
SECULO XXI
|