Resumo |
Uma problematica fundamental da musica eletroacustica mista surge em situacoes ambiguas oriundas das mesclas entre a esfera instrumental e a eletroacustica, que podem colocar em duvida nao somente a origem das fontes sonoras, mas tambem os processos pelos quais os sons podem ter sido submetidos ao longo da composicao. Nesses casos, denominados anamorfoses, surgem desconexoes, desvios no desenrolar mais comum e esperado para certos gestos instrumentais. A presenca humana na situacao da performance tende a polarizar as atençoes e, portanto, acentuar essas eventuais distorcoes, uma vez que as anamorfoses atuam no limiar entre relacoes audiovisuais mais diretas – o que e visto em termos gestuais e coerente com o que e escutado – e relacoes mais distantes – o que e visto nao apresenta conexao imediata com o que e escutado. As anamorfoses na musica eletroacustica mista são apresentadas tanto do ponto de vista dos materiais musicais em si como da dinamica global da performance, ja que elementos extramusicais sao frequentemente previstos por compositores para enfatizar tais distorcoes. |