Resumo |
Mauricio Funcia de Bonis faz aqui uma reflexao sobre a musica erudita na atualidade, em que o genero parece ter silenciado, restando de sonoro somente a “relacao com os criadores do passado”. Ele toma como contrapartida a esse cenario a atuacao ao mesmo tempo critica e criativa de dois compositores contemporaneos: o belga Henri Pousseur (1929-2009) e o brasileiro Willy Correa de Oliveira (1938). A expressao latina aplicada ao titulo do livro tabulae scriptae (tabuas escritas), explica o autor, remete a enfase sobre a metalinguagem como profissao de fe na obra e no pensamento de ambos os artistas, que recusam a tendencia a tabula rasa (tabuas vazias), “à eliminação de uma relacao consciente com a historia, na musica de seu tempo”. A obra divide-se em tres partes. O primeiro capitulo situa o terrenodo qual partiram as reflexoes e os trabalhos daqueles compositores, fundamentando suas bases teoricas. Os capitulos seguintes retratam suas trajetorias artisticas. Compoem o livro ainda uma entrevista feita pelo autor em 2012 com Willy Correa, alem de relacoes de obras de Pousseur e Willy, organizadas pelos proprios compositores. Contribuicao para pesquisas futuras, esses anexos complementam a exposicao do autor ao situarem as transformacoes ocorridas nos percursos criativos dos artistas ao longo do tempo. |