Resumo |
A proposta da Pedagogia Simbólica Junguiana é resgatar a vivência emocional e prazerosa no ensino para aumentar a profundidade do aprendizado e dificultar o seu esquecimento. Para isso faz uso exuberante de técnicas expressivas participativas na sala de aula, visando liberar a espontaneidade do corpo, da emoção e da imaginação lúdica-criativa do professor e do aluno. O resultado é um ensino vivo e útil na formação da Consciência e no engajamento social. Sua adoção significa o fim de um longo processo de dissociação entre sujeito e objeto em nossa tradição cultural.
Ao expulsar a Inquisição da universidade, a ciência centralizou a verdade no objetivo. Infelizmente, junto com o fanatismo, expulsou também do ensino científico a intuição, o sentimento, a introversão, a ética e a totalidade. A ética passou a ser ensinada fora do método científico. Daí veio o aprender sem vivenciar e a facilidade de se esquecer o que se aprende. O psiquiatra Carlos Byington destaca que essa é a maior dificuldade do ensino acadêmico moderno, herança do domínio das práticas dissociadas exercidas na universidade ocidental desde o final do século 18... |