Resumo |
FAZ UMA ANALISE SEMIOTICA DO BALE ROMANTICO "LA SYLPHIDE", A PARTIR DO PRISMA DA VISUALIDADE, UTILIZANDO A CLASSIFICACAO ELABORADA POR LUCIA SANTAELLA A LUZ DAS CATEGORIAS FENOMENOLOGICAS DE CHARLES SANDERS PEIRCE. O TRABALHO FOI DIVIDIDO EM QUATRO MOMENTOS. NO PRIMEIRO, TEMOS UMA BREVE HISTORIA DA DANCA. NO SEGUNDO, NOS DETEMOS MAIS ESPECIFICAMENTE NA EPOCA EM QUE A OBRA FOI ENGENDRADA. NO TERCEIRO CAPITULO APRESENTAMOS ENTAO OS ASPECTOS BASICOS DA SEMIOTICA PEIRCEANA, OU SEJA, A FENOMENOLOGIA, A ESTRUTURA E A CLASSIFICACAO DOS SIGNOS. POR FIM, O QUARTO E ULTIMO CAPITULO NO QUAL APRESENTAMOS A ANALISE PROPRIAMENTE DITA, O QUE NOS PERMITE CHEGAR A MINUCIAS DE NIVEIS INTRINSECOS AOS SIGNOS VISUAIS DA OBRA EM ESTUDO. O RESULTADO, A SINTESE A QUE CHEGAMOS, E A COMPREENSAO DO PROCESSO DE INTERACAO ENTRE AS VARIAS LINGUAGENS QUE COMPOEM O "JEITO DE SER" DA DANCA, BEM COMO A POSSIBILIDADE DE APRESENTAR A QUALIDADE DO "ETEREO" COMO UM DOS FUNDAMENTOS DESSE BALE E TALVEZ, DE TODA A CORRENTE ROMANTICA, AO QUAL ELE PERTENCE. |