Resumo |
The Stars Like Dust", 1951 - Narrativa inicia-se numa Terra ainda radioativa e insalubre. A época refere-se a um período primitivo da expansão do Império Galáctico, quando apenas 50 mundos constituem a sua unidade.
Biron Farril, é um jovem estudante enviado por seu pai para ser educado na Terra (um pequeno planeta radioativo). Seu pai, o Rancheiro de Widemos, é o governante do planeta que lhe dá titulo. Todos os planetas próximos eram dominados por um mundo chamado Tirânia. Contra este domínio, o pai de Biron lutava, até que suas atitudes conspiratórias foram descobertas e por conta disso foi executado pelos tiranianos.
Antes mesmo de saber sobre isso, Biron sofre um atentado contra a sua vida quando uma bomba radioativa é colocada em seu armário, desesperado, ele é aconselhado por Sander Jonti a deixar o planeta e ir até Ródia pedir por abrigo.
Em sua fuga é interceptado pelos tiranianos que passam a manipulá-lo enquanto seguem os seus passos. Em Ródia se encontra com Artemísia de Hinriad, filha do líder do planeta, um pobre coitado já mentalmente destruído pelas pressões dos tiranianos. Ele conhece também o tio de Artemísia, Gilbred, que diz ter se encontrado uma vez com um planeta rebelde, onde milhares de armas eram construídas para uma guerra final contra Tirania. Artemísia estava sendo obrigada a se casar com um tiraniano; por isso decide ajudar Biron Farril em uma fuga de Ródia, contanto com ajuda de seu tio.
Em sua fuga, serão perseguidos pelos implacáveis tiranianos |