Título | CONSCIENCIA MORAL E AGIR COMUNICATIVO |
Ind. Responsabilidade | JURGEN HABERMAS ; TRADUCAO GUIDO ANTONIO DE ALMEIDA |
Autoria(s) |
HABERMAS, JURGEN, 1929 (AUTOR)
ALMEIDA, GUIDO ANTONIO DE (TRADUTOR)
|
Edição |
1 ed. |
Editora
|
TEMPO BRASILEIRO (RIO DE JANEIRO)
|
Data |
1989 |
Série |
BIBLIOTECA TEMPO UNIVERSITARIO. SERIE ESTUDOS ALEMAES
, 84
|
Descrição |
266P. 21CM. BROCH. |
Idioma |
PORTUGUES |
Notas |
TRADUCAO DE: MORALBEWUSSTSEIN UND KOMMUNIKATIVES HANDELN. |
Resumo |
HABERMAS PROCURA DEMONSTRAR A UTILIDADE E A PERTINENCIA DA SUA TEORIA DA ACAO COMUNICATIVA NO QUE SE REFERE AOS ASPECTOS MORAIS DA VIDA SOCIAL. TRATA-SE, ENTAO, DE UMA TENTATIVA DE EXPLORAR OS ASPECTOS MORAIS DA VIDA SOCIAL A PARTIR DA ACAO COMUNICATIVA. MAIS ESPECIFICAMENTE, TRATA-SE DE UMA TENTATIVA DE CONSTRUIR UMA “TEORIA DISCURSIVA DA EPOCA”.O LIVRO ENCONTRA-SE DIVIDIDO EM QUATRO CAPITULOS, SENDO QUE OS DOIS PRIMEIROS SAO TRANSCRICOES DE CONFERENCIAS PROFERIDAS PELO AUTOR EM DIFERENTES OCASIOES. OS QUATRO CAPITULOS E SEUS RESPECTIVOS ARGUMENTOS ESTAO ORDENADOS EM UMA SEQUENCIA LOGICA QUE PARTE DAS QUESTOES MAIS AMPLAS, COMO O PAPEL DA FILOSOFIA E, PARTICULARMENTE, DA FILOSOFIA HERMENEUTICA FRENTE AS CIENCIAS SOCIAIS NOS DIAS DE HOJE, NA DIRECAO DO TEMA MAIS ESPECIFICO DA RELACAO ENTRE CONSCIENCIA MORAL E AGIR COMUNICATIVO, OBJETO CENTRAL DO LIVRO. |
Assuntos |
FILOSOFIA;
ETICA
|