| Resumo |
GOETHE ESTEVE NA ITALIA ENTRE SETEMBRO DE 1786 E ABRIL DE 1788. A INFINIDADE DE ASSUNTOS DOS QUAIS SE OCUPOU AO LONGO DESSA PERMANENCIA REFLETE OS MULTIPLOS INTERESSES DO AUTOR, AO MESMO TEMPO EM QUE CONFERE AO TEXTO SEU CARATER ENCICLOPEDICO. MAS E PRECISO DETERMO-NOS AQUI NO SENTIDO DO TERMO “ENCICLOPEDICO”. ASSIM COMO FRIEDRICH SCHLEGEL, CERCA DE DEZ ANOS MAIS TARDE, ENFATIZARA O CARATER “UNIVERSAL E PROGRESSIVO” DA OBRA DE ARTE, SUA ABRANGENCIA EPICA E SUA NATUREZA FRAGMENTARIA, O GOETHE “CLASSICO” PROVERA O TEXTO DA TEMPORADA ITALIANA DE UMA DICCAO VARIADA E AO MESMO TEMPO AUTORAL, INSERINDO ALI OBSERVACOES QUE BEM PODEM TER SIDO COLHIDAS NO CALOR DA HORA, AO LADO DE LONGOS TRECHOS EXTRAIDOS DE OBRAS DE OUTROS VIAJANTES QUE O PRECEDERAM, ALEM DE REPRODUZIR SUA CORRESPONDENCIA E ALGUNS TEXTOS DE TERCEIROS, COMO O PINTOR TISCHBEIN E KARL PHILIPP MORITZ, AMBOS COMPANHEIROS DE JORNADA. VIAGEM A ITALIA NAO E APENAS O RELATO FIEL DE UMA EXPERIENCIA EM UM PAIS ESTRANGEIRO, MAS TAMBEM UM TEXTO EXTREMAMENTE PESSOAL, QUE ULTRAPASSA O REGISTRO AUTOBIOGRAFICO. AS IDIOSSINCRASIAS, ANSEIOS, E OBSESSOES DO HOMEM DE 37 ANOS EMERGEM SOB O TEXTO, DESESTABILIZANDO A DICCAO CLASSICA ENCONTRADA POR AQUELES QUE DESEJAM VER NA OBRA O PONTO DE PASSAGEM, O MOMENTO EM QUE O ARTISTA AMADURECE POR COMPLETO PARA PROVER A ALEMANHA DE SEU CLASSICISMO. |