Resumo |
NESTA NOTAVEL SELECAO DE ENSAIOS, PREFACIOS E ARTIGOS SOBRE O PERIODO MAIS IRREQUIETO DOS MODERNISMOS DAS VANGUARDAS LATINO-AMERICANAS, JORGE SCHWARTZ ABORDA COM VISADA INTERDISCIPLINAR O MELHOR DA PRODUCAO DE ARTISTAS-CHAVE, ENTRE OS QUAIS OSWALD DE ANDRADE, XUL SOLAR, JOAQUIN TORRES GARCIA, LASAR SEGALL E OLIVERIO GIRONDO. A UMA PRIMEIRA FASE DE IRREVERENCIA ANTIPASSADISTA E DE CELEBRACAO DAS TRADICOES “PRIMITIVAS” NACIONAIS, QUE COINCIDIU DE MODO APROXIMADO COM A DECADA DE 1920, SEGUIU-SE UM PERIODO DE INTENSA REFLEXAO SOCIOPOLITICA NA ESTEIRA DA URBANIZACAO E DA INDUSTRIALIZACAO. SCHWARTZ MOSTRA COMO SE DERAM ESSES MOVIMENTOS DE DESTRUICAO E CONSTRUCAO CULTURAL NO BRASIL E EM PAISES VIZINHOS COMO A ARGENTINA E O URUGUAI. ESPECIALISTA EM LITERATURA HISPANO-AMERICANA, O AUTOR INVESTIGA AS PRINCIPAIS LINHAS DE FORCA DA PRODUCAO DESSE PERIODO DE FUNDACAO DA MODERNIDADE, COM DESTAQUE PARA A MUTUA FERTILIZACAO ENTRE PALAVRA E IMAGEM, ASSIM COMO OS PONTOS DE CONTATO E AFASTAMENTO ENTRE OS MODERNISTAS BRASILEIROS E SEUS CONFRADES DE FALA CASTELHANA. |