Resumo |
TRADICIONALMENTE ASSOCIADA AO REGISTRO DOCUMENTAL E OBJETIVO, A FOTOGRAFIA MUITAS VEZES FOI TIDA COMO ARTE MENOR. CERTAMENTE NAO E ISSO O QUE PENSAM OS OITOS AUTORES DESTE LIVRO. CONVIDADOS PELO CRITICO DE ARTE LORENZO MAMMI E PELA ANTROPOLOGA LILIA MORITZ SCHWARCZ, PROFESSORES, CRITICOS E UM FOTOGRAFO PROFISSIONAL ELEGERAM LIVREMENTE UMA FOTOGRAFIA E A TOMARAM COMO PONTO DE PARTIDA PARA CONSTRUIR ENSAIOS LUMINOSOS E ORIGINAIS. QUESTIONANDO CONCEPCOES CONSAGRADAS, E MUITAS VEZES EQUIVOCADAS, OS TEXTOS REFLETEM SOBRE AS MAIS VARIADAS IMAGENS, APROXIMANDO A FOTOGRAFIA DA FILOSOFIA, DO CORPO, DO TEMPO, DA POLITICA E DA MEMORIA FAMILIAR. ABRINDO O LIVRO, OS CRITICOS ALBERTO TASSINARI E RODRIGO NAVES PASSEIAM PELA OBRA DE DOIS DOS MAIORES FOTOGRAFOS DO SECULO XX: HENRI CARTIER-BRESSON E ANDRE KERTESZ. TASSINARI MOSTRA COMO BRESSON, EM SUA BUSCA PELO ACASO E PELO INSTANTE DECISIVO, INCORPOROU A LOGICA DA COLAGEM A FOTOGRAFIA, ASSOCIANDO ELEMENTOS DESCONTINUOS. JA RODRIGO NAVES NOS ENSINA QUE KERTESZ ENFRENTOU A OBJETIVIDADE COM UMA POETICA QUE ALTERNA EXPOSICAO E RECOLHIMENTO, O VISIVEL E O INVISIVEL. NUM REGISTRO COMPLETAMENTE DIVERSO, EUGENIO BUCCI PARTE DE UM ANTIGO SLIDE DE FAMILIA, TIRADO PELO IRMAO DURANTE UMA PESCARIA NO INTERIOR, PARA REFLETIR DE QUE MANEIRA AS FOTOS DOS ALBUNS PESSOAIS CONSTROEM UMA PERCEPCAO AFETIVA DO TEMPO, NAO LINEAR. O TEMPO E TAMBEM ASSUNTO DO POETA E FILOSOFO ANTONIO CICERO, QUE ANALISA UMA COLAGEM FOTOGRAFICA DE DAVID HOCKNEY: EM MEIO A DIVAGACOES SOBRE O TEDIO E OS MULTIPLOS PONTOS DE VISTA, CICERO MOSTRA COMO HOCKNEY DESCONSTRUIU O INSTANTE FOTOGRAFICO, APROXIMANDO-SE DOS CUBISTAS. O JORNALISTA MARCELO COELHO, AFICIONADO POR FOTOS DE CARTAZES DE RUAS, SE DETEM NOS CARTAZES DE UMA FOTO DO AMERICANO WALKER EVANS, QUE REGISTROU O INTERIOR DOS ESTADOS UNIDOS LOGO APOS A CRISE DE 1929. PARA MARCELO, A APARENTE SIMPLICIDADE DA IMAGEM CONTRASTA COM A ABUNDANCIA DE SIGNIFICADOS QUE A LEITURA DOS CARTAZES POSSIBILITA. |