Resumo |
DESDE SUA ESTREIA, EM 1963, COM MALAGUETA, PERUS E BACANACO, JOAO ANTONIO (1937-1996) CONQUISTOU UM ESPACO PROPRIO NA LITERATURA BRASILEIRA. SUA PROSA AFIADA DEU VOZ A PERSONAGENS QUE NAO COSTUMAVAM FREQUENTA-LA: O MALANDRO, O MENINO DE RUA, A PROSTITUTA, O LEAO-DE-CHACARA, O FLANELINHA, O INFORMANTE DA POLICIA E O TRAFICANTE, QUASE TODOS EM PRIMEIRA PESSOA. COMO BEM RESUMIU O CRITICO ANTONIO CANDIDO: JOAO ANTONIO FAZ PARA AS ESFERAS MALDITAS DA SOCIEDADE URBANA O QUE GUIMARAES ROSA FEZ PARA O MUNDO DO SERTAO, ISTO E, ELABORA UMA LINGUAGEM QUE PARECE BROTAR ESPONTANEAMENTE DO MEIO EM QUE E USADA, MAS NA VERDADE SE TORNA LINGUA GERAL DOS HOMENS, POR SER FRUTO DE UMA ESTILIZACAO EFICIENTE. PARA CONSEGUIR ISSO, ELE FOI NAO APENAS UM OBSERVADOR AGUDO MAS UM CONHECEDOR APAIXONADO, QUE MISTUROU A PROPRIA VIDA NOS AMBIENTES EM QUE VIVIAM SEUS PERSONAGENS, DO BOTEQUIM A ZONA DO MERETRICIO, DA ESTACAO DE SUBURBIO AO CAIS DO PORTO, DO SALAO DE SINUCA A FAVELA.
|