Resumo |
EM MEADOS DA DECADA DE 1940, O FILOSOFO ALEMAO MAX HORKHEIMER QUESTIONA COMO EVITAR QUE A BARBARIE, REPRESENTADA PELO NAZIFASCISMO E ENTAO RECENTEMENTE DERROTADA NA EUROPA, RETORNE AO OCIDENTE. PARA ELE, O AVANCO DOS MEIOS TECNICOS DE ESCLARECIMENTO FOI ACOMPANHADO POR UM PROCESSO DE DESUMANIZACAO, DE MODO QUE O PROGRESSO AMEACA ANULAR O PROPRIO OBJETIVO QUE DEVERIA REALIZAR: A IDEIA DE HOMEM. SEU OBJETIVO DECLARADO E “INVESTIGAR O CONCEITO DE RACIONALIDADE SUBJACENTE A NOSSA CULTURA INDUSTRIAL CONTEMPORANEA, A FIM DE DESCOBRIR SE ESSE CONCEITO NAO CONTEM DEFEITOS QUE O VICIAM EM SUA ESSENCIA”. HORKHEIMER TOMA COMO PONTO DE PARTIDA A DIFERENCIACAO ENTRE RAZAO SUBJETIVA E RAZAO OBJETIVA, SENDO QUE A PRIMEIRA SE RELACIONA A FACULDADE DE CALCULAR PROBABILIDADES, DE COORDENAR OS MEIOS COM UM FIM, ENQUANTO A SEGUNDA REMETE AO PROBLEMA DO DESTINO HUMANO, A ORGANIZACAO DA SOCIEDADE E A MANEIRA DE REALIZACAO DE FINS ULTIMOS. DA TENSAO ENTRE AMBAS, COM O PREDOMINIO DA RAZAO SUBJETIVA EM RELACAO A OBJETIVA, EMERGIU UM PENSAMENTO TRANSFORMADO EM SIMPLES INSTRUMENTO. O AUTOR EMPREENDE, ASSIM, UMA PROFUNDA INVESTIGACAO SOBRE AS INTENSAS MUDANCAS QUE O ADVENTO DA INDUSTRIALIZACAO, E COM ELA O PREDOMINIO DA TECNICA, E DA RACIONALIZACAO TEVE SOBRE A NATUREZA HUMANA, CONSIDERANDO TAMBEM AS IMPLICACOES FILOSOFICAS DESTAS MUDANCAS. |