Resumo |
NIETZSCHE EDUCADOR AQUELES QUE APRECIAM O PENSAMENTO DE FRIEDRICH WILHELM NIETZSCHE (1844-1900) JA PODEM TER ACESSO A UMA RARIDADE. ESCRITOS SOBRE EDUCACAO, PUBLICADO PELA EDITORA PUC-RIO/ EDICOES LOYOLA, E UMA REUNIAO DE CINCO CONFERENCIAS ? PROFERIDAS PELO FILOSOFO NA EPOCA EM QUE ERA UM JOVEM PROFESSOR NO PAEDAGOGIUM, NA UNIVERSIDADE DA BASILEIA ? E DO TEXTO “SCHOPENHAUER EDUCADOR”, AINDA INEDITOS NO BRASIL, EM SUA VERSAO COMPLETA. ESTA PUBLICACAO PRETENDE CONTRIBUIR COM AS DISCUSSOES CONTEMPORANEAS ACERCA DOS RUMOS DO ENSINO BRASILEIRO. OS TEXTOS ABORDAM A IMPORTANCIA DADA POR NIETZSCHE A EDUCACAO E AO ENSINO DOS JOVENS PARA A FORMACAO E PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO E DA CULTURA. ELE PROPUNHA UMA EDUCACAO QUE FORMASSE E NAO APENAS PROFISSIONALIZASSE O ESTUDANTE. NAS CONFERENCIAS PROFERIDAS NA BASILEIA ELE APONTA OS OBJETIVOS, OS METODOS, OS CONTEUDOS E AS FORMAS DA EDUCACAO DOS JOVENS, CONSIDERANDO ESPECIFICAMENTE AS RELACOES DIDATICAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO. OS TEXTOS FORAM TRADUZIDOS, COMENTADOS E ANOTADOS POR NOELI CORREIA DE MELO SOBRINHO, DOUTOR EM FILOSOFIA PELA PUC-RIO E PROFESSOR DA UERJ. TAIS ESCRITOS DAO TESTEMUNHO INEQUIVOCO DE QUE NIETZSCHE ERA AO MESMO TEMPO UM MESTRE E UM FILOSOFO UM MESTRE DA FILOSOFIA E TAMBEM UM FILOSOFO DA EDUCACAO. |