Resumo |
A IDEIA E O FIGURADO REUNE A PRODUCAO CRITICA MAIS RECENTE DE GILDA DE MELLO E SOUZA. DIVIDIDO EM DUAS PARTES, A PRIMEIRA ACOLHE CINCO TEXTOS EM TORNO DE MARIO DE ANDRADE QUE CONFIGURAM UMA TENTATIVA DE DEFINIR A VISADA ESTETICA DO ESCRITOR MODERNISTA. A SEGUNDA PARTE, MAIS PROXIMA DOS EXERCICIOS DE LEITURA (1980), DELINEIA A VERTIGINOSA ASCENSAO DO OLHAR NO AMBITO DA ARTE MODERNA. EM NOVE ENSAIOS, ESCRITOS NUMA PROSA NOTAVEL, GILDA DE MELLO E SOUZA ABORDA DESDE OS PRINCIPAIS ROMANCISTAS BRASILEIROS DO SECULO XIX, PASSANDO PELA PINTURA DE LASAR SEGALL E PELA FOTOGRAFIA DE MADALENA SCHWARTZ, ATE O CINEMA DE MICHELANGELO ANTONIONI. FECHA O VOLUME, "NOTAS SOBRE FRED ASTAIRE", ENSAIO INEDITO QUE SINTETIZA DE FORMA BRILHANTE VARIAS IDEIAS DEBATIDAS AO LONGO DO LIVRO. |