| Título | CURRICULO, A PEDAGOGIA DA ALTERNANCIA E OS SABERES DOCENTES NA EDUCACAO FISICA (O): OS DESAFIOS DO PROCESSO DE FORMACAO |
| Edição |
1 ed. |
|
Editora
|
UNESP DIGITAL (SAO PAULO)
|
| Data |
2013 |
| Idioma |
PORTUGUES |
| Notas |
Autor: Souza, Esther Vieira Brum de; Souza Neto, Samuel de
255p. |
| Resumo |
Os autores utilizam como ponto de partida as diretrizes da formacao basica do professor da Educacao Fisica, pressupondo que essas diretrizes exigem tanto uma nova mentalidade quanto uma nova organizacao didatico-curricular, alem da revisao dos proprios referenciais na pratica profissional. A partir dai, desenvolvem uma serie de questionamentos, debatendo se o novo curriculo de formacao em Educação Fisica - que passou a valorizar mais a pratica - consegue de fato ir alem do modelo academico que privilegia uma formacao teorica mais solida. Discutem ainda se uma maior valorizacao da pratica pode caracterizar a existencia de um novo modelo de formacao. Dessa perspectiva, perguntam se e possível um curriculo que nao tenha na sua base a pedagogia da alternancia, um sistema que remete a formacao em dois contextos distintos e interdependentes: a formacao em sala e as situacoes de trabalho. Tambem perguntam como a discussao dos saberes - conhecimentos, competencias, habilidades e didatica de ensino - deveria se desenrolar nessas duas esferas. |
| Assuntos |
ESTUDO E ENSINO;
EDUCACAO FISICA;
CURRICULOS;
PEDAGOGIA CRITICA;
INDEX_FORMACAO_PROFISSIONAL
|
| Categoria |
GERAL |
| Fonte |
repositorio institucional unesp |
| Formato de Arquivo |
PDF |
| Acesso em |
27/05/2020 |
|
|
|
|