Resumo |
Este livro é ‘filhote’ de Não faça tempestade em copo d’água que a editora Rocco lançou há exatamente um ano e que está na lista de mais vendidos até hoje. Richard Carlson resolveu dedicar um livro inteiro ao tema trabalho devido a milhares de pedidos que recebeu. Depois de pesquisas, entrevistas e estudos, ele chegou a algumas conclusões. Por exemplo: o que nos deixa loucos não são os problemas graves e significativos — que são eventuais —, mas as "coisas pequenas". Naturalmente, aos nossos olhos muitas dessas coisas se transformam em emergências gigantescas que acarretam frustrações, estresses, fracassos. Sãos as tempestades em copo d’água que ele ensina, aqui, como driblar.
Também desta vez, o sucesso de Carlson se deve, principalmente, à maneira objetiva e simples com que ele mostra alguns vícios de trabalho, independentemente da profissão. Acostumamos a pressupor que "se alguém está relaxado ou feliz é porque não deve trabalhar duro". Ou, que está satisfeita com seu status quo e, portanto, não necessita de aumento de salário ou promoção. Mas o pior equívoco é esse: uma pessoa tranquila e feliz não seria adequada a um ambiente competitivo. Para ele, tudo isso é bobagem. "Está tudo bem em ser feliz no trabalho", afirma. Isso não significa que você vai "amolecer"; ao contrário, sua energia vai aumentar e você será capaz de trabalhar "no olho da tempestade"... |