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Laudo de Inspeção de Estabelecimento na Área de Alimento
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(*) Campos Obrigatórios
Departamento de Vigilância á Saúde
Rua 1º de Maio, 127 - Centro - Telefone : 4433-3101
C.N.P.J:
C.M.C
Licença nº.
Razão Social:
Nome Fantasia:
Ramo de Atividade:
Endereço:
Nº.:
Bairro:
Cidade:
Estado:
C.E.P :
Telefone:
F.A.X:
E-Mail:
Nome Responsável Legal:
R.G:
C.P.F :
Endereço Residencial:
Nº.
Bairro:
Cidade:
Estado:
Inspeção Acompanhado por (nome):
R.G:
Nome Responsável Técnico:
Conselho nº.
Quantidade Total Funcionários: Masculino
Feminino:
Quantidade Total Manipuladores: Masculino
Feminino:
Descrição (S=Sim; N=Não; Na=Não se aplica; R=Retorno; 1º Vistoria Realizada
S
N
Na
R
01
Uniformes de cor clara, conservados,limpos. Uso de toca e/ou gorro,avental e
sapatofechado,inclusive os equipamentos de proteção individual
3
0
3
02
Higiene pessoal: aparência,comportamento e hábitos que evitem a contaminação
dos alimentos(como lavagem de mãos,sem adornos,sem esmalte não se
alimentam no local de manipulação ou praticam qualquer outro ato que possam
contaminar os alimentos).
3
0
3
03
Estado de saúde:não apresentam lesões ou sintomas de enfermidades que
possam comprometer a qualidade higiênico-sanitária dos alimentos.
3
0
3
04
Lavatórios exclusivos para higiene das mãos na área de manipulação, em posição
estratégica e em quantidade suficiente, dotados de sabonete líquido e sistema de
secagem das mãos dos manipuladores.
3
0
3
05
Proprietários,visitantes,fornecedores e prestadores de serviço cumprem os
requisitos de higiene e saúde estabelecidos para os manipuladores.
3
0
3
06
Procedimentos de higienização do ambiente, dos equipamentos e dos utensílios
adequado e realizado com saneantes regularizados pelo Ministério da Saúde e
com utensílios de limpeza apropriados e em bom estado.
3
0
3
07
Recepção dos produtos realizada em local próprio, com a inspeção quando a
procedência, integridade das embalagens, prazo de validade e medição da
temperatura no caso de perecíveis e avaliação de características sensoriais
quando possível.
2
0
2
08
Produtos armazenados em local próprio, ventilados e organizados, separados por
grupos, protegidos de umidade e dispostos sobre estrados, estantes ou de forma
que permita a circulação de pessoas e fácil limpeza do ambiente
3
0
3
09
Produtos prontos ou em fase de preparo sob refrigeração ou
congelamento,armazenados em equipamentos com capacidade suficiente ao
volume de forma a não permitir a contaminação cruzada.
Produto cárneos e alimentos preparados:_________________ recomenda a: até 4ºC
Frios manipulados,sobremesas e laticínios:_______________ recomenda a: até 4ºC
Hortifruti:________________ recomenda a: até 10ºC
Congelados: _______________ recomenda a: até - 12º C A - 18º C
4
0
4
10
Embalagens e produtos descartáveis armazenados em local limpo e organizados
de forma a garantir a proteção contra contaminantes e dispostos sobre o estrado
ou estantes.
2
0
2
11
Produtos de limpeza e desinfetantes armazenados em local próprio e de forma
organizada.
2
0
2
12
Produtos de devolução,avariados,com prazo de validade vencido são
identificados e armazenados em local próprio e de forma organizada.
2
0
2
13
Procedimentos de pré-preparo e preparo são realizados de acordo com as boas
práticas (seleção,higienização,controle de tempo X
temperatura,congelamento,descongelamento e cocção).
3
0
3
14
Matéria-prima e ingredientes não utilizados em sua totalidade acondicionados
adequadamente ou alimentos preparados mantidos na área de armazenamento
ou aguardando o transporte são identificados,no mínimo, com as seguintes
informações: nome do produto,data de preparo ou fracionamento e prazo de
validade.
3
0
3
15
Produtos expostos à venda são mantidos em local próprio. Os alimentos são
separados por grupos,embalados e/ou protegidos,identificados dentro do prazo
de validade.
3
0
3
16
Produtos industrializados ou porcinados e embalagens com
rotulagem/informação atendendo a legislação vigente.
3
0
3
17
Distribuição e consumação em local organizado, em boas condições de higiene e
manutenção, com equipamentos de distribuição em quantidade suficiente e
adequados à atividade. Os balcões de distribuição mentêm controlada a
temperatura do alimento preparado.
Quente _______ recomendada:65º por 12 h/ 60º C por 6 h/ menos 60º C por 3 h
do final do preparo até o consumo.
Frio ________ recomendada: 10º por 4 h/ 10º C a 21º C por 2 h do final do
preparo até o consumo.
4
0
4
18
Transporte do produto final realizado em condições adequadas que mantenham
a integridade e segurança do produto, com monitoramento de temperatura no
caso de perecíveis.
3
0
3
19
Sistema de abastecimento ligado à rede pública - ( ) Sim ( )Não
Proveniente de sistema alternativo (captação própria ou caminhão pipa) -
( )Sim ( )Não
3
0
3
20
Reservatório em condições de estrutura e manutenção permitindo a preservação
da qualidade da água
1
0
1
21
Esgotamento sanitário e caixas de gordura ligado á rede pública ou sistema
alternativo aprovado pelo órgão competente,em bom estado de funcionamento e
manutenção.
2
0
2
22
Controle Integrado de pragas observado pela ausência de
insetos, roedores, pombos e outros.
3
0
3
Descrição (S=Sim; N=Não; Na=Não se aplica; R=Retorno; 1º Vistoria Realizada
S
N
Na
R
23
Resíduos sólidos dispostos em lixeiras com tampas acionadas sem contato
manual, de fácil higienização, forrados com sacos plásticos,disponibilizados em
locais estratégicos,armazenados em área própria.
3
0
3
24
Equipamentos,móveis e estrados ou paletes em quantidade suficiente de
material que permita adequada higiene das superfícies,dispostos de modo que
permita fácil acesso e não impeça a limpeza do ambiente. Mantidos em bom
estado de conservação e funcionamento. Os equipamentos são dotados de
dispositivos de segurança com a finalidade de prevenir acidentes de trabalho.
3
0
3
25
Utensílio de material, forma e tamanho que permitam apropriada higienização,
em quantidade suficiente e em bom estado de conservação.
3
0
3
26
Área externa e interna que não permitam manutenção e a proliferação de focos
de vetores, roedores e outros animais. Sem a presença de plantas, caixas de
papelão ou objetos em desuso, danificados ou não afetos á atividade.
2
0
2
27
Piso revestido de materail que permita a higiene, em bom estado de
conservação, com drenos, ralos e grelhas em quantidade suficiente, permitindo o
escoamento d'água, protegidos contra a entrada de insetos e roedores.
1
0
1
28
Teto em acabamento liso, impermeável, de cor clara em bom estado de
conservação, livre de rachaduras, trincas, descascamentos, bolores e outro.
1
0
1
29
Paredes e divisórias em acabamento liso, impermeável, de cor clara, em
adequado estado de conservação, livres de
rachaduras, trincas, descascamentos, bolores e outros
1
0
1
30
Escadas, elevadores e estruturas auxiliares de material apropriado, em bom
estado de conservação.
1
0
1
31
Portas adequadas ao trânsito de passagem e ajustadas ao batente, de material
resistente, em acabamento liso. Dotadas de mola e proteção na parte inferior
contra a entrada de insetos e roedores e em bom estado de
conservação. Aberturas e janelas de superfície lisa, de fácil limpeza, protegidas
com telas milimétricas.
1
0
1
32
Iluminação e instalações elétricas em quantidade suficiente à atividade
desenvolvida. Luminárias protegidas contra quebras, intalações
adequadas, fiação protegida e em bom estado de conservação.
1
0
1
33
Instalações sanitárias e vestiários para funcionários separados por sexo, sem
comunicação direta com os demais locais de trabalho, portas com fechamento
automático e proteção inferior contra a entrada de insetos e roedores. Vasos
sanitários, lavatórios e mictórios em quantidade suficiente com lavatórios
dotados de produtos adequados à lavagem e sistema de secagem das mãos
em bom estado de conservação. Armários individuais.
3
0
3
34
Instações sanitárias para visitantes e consumidores comunicadas
indiretamente com os demais locais de trabalho. Vasos sanitários, lavatórios e
mictórios em quantidade suficiente, com lavatórios dotados de produtos
adequados á lavagem e sistema de secagem das mão em bom estado de
conservação.
1
0
1
35
Ventilação e circulação de ar dando conforto térmico e mantendo as
características do produto.
1
0
1
36
Edificação e instalações projetadas de forma a possibilitar um fluxo ordenado e
sem cruzamento em todas as etapas de preparação de alimentos, contendo
barreiras físicas e/ou técnicas.
2
0
2
37
Manual de boas práticas incluindo procedimentos operacionais padronizados
específicos á atividade desenvolvida, foi elaborado exclusivamente para o
estabelecimento.
2
0
2
38
Manutenção de equipamentos, inclusive os do sistema de climatização, é
registrada e documentos estão acessíveis.
1
0
1
39
Higienização das instalações, dos equipamentos e dos utensílios é
registrada, inclusive produto utilizado, identificação do responsável pela operação
e os documentos estão acessíveis.
1
0
1
40
Limpeza de reservatórios de água registrada com e identificação do responsável
pela operação e os documentos estão acessíveis. Qualidade da água atestada
por laudos laboratoriais realizados periodicamente e atende aos padrões
conforme legislação específica e os documentos estão acessíveis. No caso de
sistema alternativo possui ortoga da DAEE (o controle da qualidade obedece á
tab. 9 da Portaria 58/07, artigo 8).
1
0
1
41
Calibração preventiva dos equipamentos e instrumentos comprovada por
registros e os documentos estão acessíveis
2
0
2
42
Manutenção da temperatura (de ambiente e equipamentos climatizados)
monitorada e registrada e os documentos estão acessíveis.
2
0
2
43
Programa integrado de controle de pragas monitorado e registrado e os
documentos estão acessíveis.
2
0
2
44
Controle de saúde dos manipuladores através de exame admissional com
exames laboratoriais periodica do estado de saúde e os documentos estão
acessíveis.
2
0
2
45
Programa de treinamento de práticas de higiene, manipulação e
segurança, incluindo a afixação de cartazes de orientação (como higiene das
mãos e outros) e os documentos estão acessíveis.
1
0
1
46
A aquisição e recepção dos produtos atende a critérios pré-estabelecidos e
existem registros que atestam que há controle efetivo desses critérios e os
documentos estão acessíveis.
1
0
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47
O controle de qualidade do produto final, inclusive do gelo, é atestado por laudos
laboratoriais e os documentos estão acessíveis.
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0
1
48
Documentos municipais exigidos (licença sanitária, C.M.C, Alvará de
funcionamento
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0
1
Pontuação Positiva -(soma dos pontos S+NA)
1º V
Classificação
Retorno
Classificação
1º Vistoria
Retorno
( )
Excelente - 91 a 100
( )
Excelente - 91 A 100
( )
Bom - 75 a 90
( )
Bom - 75 a 90
( )
Regular - 50 a 74
( )
Regular - 50 a 74
( )
Deficiente - 0 a 49
( )
Deficiente 0 a 49
O vistoriado deverá protocolar o cronograma de adequação das irregularidades apontadas
neste laudo no prazo de 10 dias, na Praça de Atendimento no Paço Municipal (Praça IV
Centenário - nº.1 - Térreo - 1)
Notas:
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_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
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Assinatura sobre carimbo ou identificação da autoridade sanitária
Data:
Assinatura sobre carimbo ou identificação do responsável
Data:
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